São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

manequim

Em "forma", Ronaldo vai destoar

Peso considerado ideal para o atacante hoje é 16 kg maior do que a média dos titulares corintianos

Mesmo que atinja os 89 kg idealizados para ele pelo clube, atacante será o único jogador da equipe com sobrepeso, segundo o IMC


EDUARDO ARRUDA
PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para Ronaldo, seu peso ideal hoje seria 89 kg, cinco ou seis a menos do que ele apresentou no Corinthians na última sexta-feira. Mas, mesmo se conseguir perder os quilos extras, o atacante de 32 anos será um "corpo estranho" no time estilo peso leve montado pelo clube.
Na média, cada um dos prováveis titulares corintianos para a temporada 2009, sem contar o goleiro, pesa 73 kg, ou 16 kg a menos do que o maior artilheiro da história das Copas projeta ter no próximo ano, quando estrear pelo clube.
Levando em conta a altura, a forma física ideal para o Ronaldo-2009 também destoa do restante de seus companheiros.
Seu IMC (Índice de Massa Corporal, que é o peso dividido pela altura ao quadrado) com 89 kg seria de 26,6 -hoje é de 28,6-, o que significa sobrepeso. A média dos demais titulares corintianos que jogam na linha fica em 23,3 -todos têm peso considerado ideal para o tamanho de cada um.
O descompasso entre a forma física de Ronaldo e as dos demais jogadores acontece também porque o Corinthians tem um time de atletas leves.
No São Paulo, por exemplo, os titulares de linha que ganharam o último Brasileiro têm, em média, 2 kg a mais do que os titulares do time do Parque São Jorge para 2009, sem Ronaldo.
Do meio para a frente, o Corinthians será ainda mais leve. Morais e Douglas, prováveis meias titulares, têm, respectivamente, 64 kg e 67 kg. Tirando Ronaldo, nenhum meia ou atacante titular ultrapassa 1,75 m.
A comissão técnica corintiana, chefiada pelo técnico Mano Menezes, diz que terá paciência para o novo atacante voltar à boa forma. E também que ele não terá privilégios.
No ano passado, o goleiro Felipe foi vítima dos quilos a mais. Mano já havia decidido tirar o jogador por considerar que ele não estava se empenhando nos treinos. Além disso, o atleta tinha percentual de gordura na faixa dos 15%, o que para um jogador profissional é considerado bem acima do aceitável.
A derrota para o Sport, na final da Copa do Brasil, com falha do goleiro em um dos gols, foi a gota d'água. "Ele não joga mais", disse o treinador.
Felipe só voltou ao time depois de fazer programa especial de treinamento para perder peso. Terminou a temporada com percentual de gordura de 11%.
Já o atacante Dentinho teve de fazer um caminho inverso. Para agüentar o tranco dos zagueiros adversários, foi submetido a um trabalho para ganhar massa muscular. O jogador ganhou mais de 5 kg na última temporada, chegando a 71 kg.
Ontem, Ronaldo treinou no Parque São Jorge acompanhado do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. O atacante fez exercícios com bola, chutando alternadamente com os dois pés e cabeceando.
Pelas contusões e os quilos em excesso, Mano ressaltou que Ronaldo não é mais o mesmo jogador de explosão da época de Barcelona. Nem será mais. Segundo o médico Joaquim Grava, do Corinthians, aos 32 anos um atleta tem mais dificuldade para emagrecer. "Ele não voltará a ser aquele jogador de 2002", disse Grava.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Adeus: Mano Menezes já dá como certa a saída do atacante Herrera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.