São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Cavalos de força


Em Aspen, impulsionada pelos X-Games, a atividade econômica caiu só 8%, índice inferior ao de outros setores

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

NEVE "PÓ" , como dizem os iniciados, e farta tem feito a alegria dos praticantes dos esportes de inverno e ajudado as estações de esqui a driblar a crise. Na elegante e sofisticada Aspen (EUA), a atividade econômica caiu só 8%, índice inferior ao registrado em outros setores da economia americana.
Contribuiu para isso uma turma ruidosa e colorida que invadiu Aspen no fim de semana passado, comprometendo temporariamente a discrição do refúgio de milionários.
Foi a 13ª edição dos Winter X-Games, a versão invernal das Olimpíadas radicais, organizada pela ESPN. Bem dirigidos, divulgados e prestigiados, especialmente entre os jovens, os X-Games têm influenciado o COI sobre o ingresso de novas modalidades nos Jogos Olímpicos.
Um ano depois da estreia dos X- -Games na Califórnia, o snowboard entrou nos Jogos de Nagano-1998.
Em Turim-2006, foi a vez do boardercross. E, no ano que vem, em Vancouver, será a vez do esquicross.
Medalha de ouro em Turim, Shaun White, 22, voltou a brilhar em Aspen, ficou com as medalhas de ouro no snowboard slopestyle e no superpipe, somando nove ouros em sua breve história de X-Games.
Mas, assim como vem acontecendo com o moto X nos X-Games de verão, um esporte motorizado é que mais chamou a atenção. Alçado à condição de esporte nos Winter X, o snowmobile está causando.
Mesmo sem vencer, Levi LaVallee foi o protagonista. Pilotando um ""brinquedo" de quase 200 kg, ele fez algo impensável há pouco tempo, um ""double back flip". Mas a manobra foi invalidada, pois Levi caiu do snowmobile na aterrissagem. O título no Next Trick ficou com Dane Ferguson, e o desafio de concluir a manobra, com todos os atletas.

Brasileira
Ainda na neve, em Big White, Canadá, a snowboarder brasileira Isabel Clark venceu a Copa Norte- -Americana e somou 440 pontos na busca de uma vaga olímpica no boardercross. ""Conquistei pontos importantes e confiança para as próximas etapas da Copa."

MUNDIAL DE SURFE
Assim como seu irmão Bruce, o tricampeão Andy Irons não disputará o tour neste ano, mas já garantiu com a ASP seu retorno como convidado em 2010. O WCT começa no próximo dia 28 na Austrália.

ANDY E KELLY JUNTOS
Rivais durante uma década, Irons e Slater viajaram duas semanas pela Indonésia para a produção de um documentário.

BODYBOARDING
A ISA (International Surfing Association), que promove eventos no ""formato olímpico", com equipes nacionais, anunciou a realização de um circuito de bodyboarding.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Xico Sá: O doente aposentado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.