São Paulo, sexta-feira, 30 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Clube bateu Juventus na ressaca de 50

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1951, o futebol do Brasil ainda se recuperava do baque de ter perdido a Copa no ano anterior para o Uruguai, no Maracanã. Um torneio internacional de clubes acabou sendo uma das soluções.
Foi assim que surgiu a Copa Rio, batizada pela imprensa da época de Copa do Mundo dos clubes. Reunia os campeões paulista e carioca (Palmeiras e Vasco), além de equipes que haviam conquistado títulos na temporada.
No grupo do Palmeiras, no Pacaembu, estavam Nice (FRA), Estrela Vermelha, da Sérvia (então Iugoslávia) e Juventus (ITA). O do Vasco, no Maracanã, tinha o Nacional (URU), o Sporting (POR) e o Áustria Viena.
O Palmeiras passou em segundo, atrás da Juventus, que o vencera na chave por 4 a 0. O Vasco foi o líder de seu grupo, seguido pelo Áustria.
Na semifinal com o Vasco, em dois jogos no Maracanã, o Palmeiras venceu por 2 a 1 e empatou em 0 a 0. Com um 3 a 3 e um 3 a 1, a Juventus eliminou o Áustria. Na final, o Palmeiras se vingou: venceu por 1 a 0 em São Paulo e empatou em 2 a 2 no Rio.
O time de Ventura Cambon era Fábio; Salvador e Juvenal; Túlio, Luís Villa e Dema; Lima, Ponce de León, Liminha, Jair e Rodrigues.


Texto Anterior: Palmeiras já costura estrela mundial
Próximo Texto: Equipe festeja Edmundo, joga para o gasto e sobe no Estadual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.