São Paulo, segunda-feira, 30 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eliminatórias na África têm 2 dezenas de mortos

Tragédia antes de Costa do Marfim x Maláui é a maior do classificatório africano

Segundo estimativas, o estádio de Abidjã recebeu 5.000 pessoas a mais que a capacidade; atuação policial teria agravado corre-corre

DA REPORTAGEM LOCAL

Um acidente em Abidjã, na Costa do Marfim, em jogo válido pelas eliminatórias africanas para a Copa-2010, deixou pelo menos 22 mortos e mais de 130 de feridos ontem, segundo a Associated Press.
O acidente ocorreu antes do jogo em que a seleção local aplicou goleada de 5 a 0 sobre Maláui, no estádio Houphouët- -Boigny, em jogo válido pelo Grupo E, na terceira fase das eliminatórias da África.
Segundo relatos locais, a tragédia foi causada pela correria de torcedores na entrada para o jogo. "Os que estavam fora do estádio eram mais numerosos do que os que estavam dentro. Houve a avalanche porque a partida ia começar, e as pessoas queriam entrar", disse o ministro do Interior, Désiré Tagró.
A situação foi agravada quando a polícia tentou conter o estouro da multidão, que forçava a entrada no estádio, jogando gás lacrimogêneo.
O corre-corre resultou também no desabamento de um muro da arena marfinense.
Cerca de 50 mil pessoas superlotavam o local para ver a seleção do país.
A arena em Abidjã pode comportar 45 mil torcedores, segundo informações do ministro dos Esportes da Costa do Marfim, Dagobert Bandio. Além do excesso de pessoas no estádio, pelo menos mais 50 mil torcedores se aglomeravam nos portões do Houphouët-Boigny tentando entrar.
A tragédia na Costa do Marfim é a maior ocorrida nas eliminatórias africanas para o Mundial, mas não é a única.
Em junho do ano passado, nove pessoas morreram asfixiadas e dezenas ficaram feridas no jogo entre Libéria e Gâmbia, na cidade de Monróvia, em partida válida pelo Grupo 6 da segunda fase do torneio classificatório africano.
Naquela oportunidade, o incidente aconteceu antes do início da partida e foi causado pelo excesso de pessoas no estádio, devido à venda de ingressos falsos -havia mais de 50 mil torcedores num estádio com capacidade de 35 mil lugares.
A maior tragédia em jogos de eliminatórias aconteceu em 1996, na Cidade da Guatemala.
Na partida entre a seleção local e a Costa Rica, pela Concacaf, o desabamento de um alambrado do estádio Mateo Flores, com lotação acima de sua capacidade em cerca de 15 mil pessoas, provocou a morte de 84 torcedores, além de um saldo de mais de 150 feridos. Como punição, a Fifa interditou a arena por dois anos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Argentina: Maradona exalta boa fase dos "Três Baixinhos" na seleção
Próximo Texto: Futebol feminino: Time de Marta vence em estreia nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.