São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2001

Próximo Texto | Índice

Semifinais do Paulista-2001 seguem à risca script dos sonhos da FPF

Melhor que a encomenda


Fase final com Ponte Preta e Botafogo salda dívida de Farah com interior paulista e ainda reúne a popularidade do Corinthians e o desafio da "fila" de 17 anos do Santos


DA REPORTAGEM LOCAL

No torneio ideal do presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, as semifinais teriam o clube mais popular de São Paulo, equipes do interior do Estado e um time grande que não vence o torneio há muitos anos.
Pois é exatamente esse o cenário das semifinais do Paulista, o melhor dos mundos para Farah.
Disputarão o título o time mais popular (Corinthians), que pegará o grande que está há mais tempo na "fila" (Santos, campeão pela última vez há 17 anos, em 1984) e representantes das duas maiores cidades do interior (Ponte Preta, de Campinas, e Botafogo, de Ribeirão Preto).
Pressionado pelos clubes do interior, que se queixavam do processo de empobrecimento do seu futebol, o presidente da FPF fez uma tabela que concentrou a maioria dos jogos fora da capital.
Das 120 partidas da primeira fase, 103 (ou 86%) aconteceram em cidades do interior.
Longe da fase final do Paulista desde 76, o Botafogo se classificou graças ao regulamento deste ano, que premia com pontos de bonificação os times eficientes nas disputas de pênaltis realizadas quando o jogo termina empatado.
Caso fosse adotada a distribuição de pontos vigente em todo o mundo, não apenas o time de Ribeirão Preto não se classificaria, mas o Guarani não teria sido rebaixado. Por ironia, Farah está brigado com o Guarani, clube para o qual sempre torceu.
As datas e locais das semifinais só serão definidos hoje à tarde, numa reunião na sede da FPF.
Se Farah pudesse escolher, os quatro jogos seriam realizados no interior, mas Corinthians e Santos se opõem à idéia.
Outra questão em aberto é a transmissão dos jogos pela TV. A Folha apurou que a TV Globo, que detém os direitos de exibição, reservou as quatro tardes de domingo de maio para as finais do Paulista.
A tendência é que os dois confrontos entre Corinthians e Santos sejam nos domingos. Sendo assim, dificilmente os jogos entre Botafogo e Ponte serão exibidos pela emissora.



Próximo Texto: Futebol: São Paulo tira recorde, pose e vantagem do Corinthians
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.