São Paulo, domingo, 30 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Time de Renan Dal Zotto, que nunca havia sido campeão como técnico, arrasa o Minas e consagra aposta em novatos

Estreante, Florianópolis leva a Superliga

DA REPORTAGEM LOCAL

Em sua primeira participação no torneio, o Florianópolis conquistou ontem o título da Superliga e ratificou suas apostas.
O clube montou um elenco jovem e chamou Renan Dal Zotto, que, como treinador, tinha o histórico de dois fracassos seguidos em finais do Nacional de vôlei.
O técnico arriscou e apostou no levantador Bruninho, 19, em sua primeira temporada como titular.
Em um torneio que não contou com nenhum jogador da atual seleção, a fórmula deu certo. Nunca um estreante havia subido ao topo do pódio da competição.
O time surpreendeu, liderou boa parte do campeonato e terminou a primeira fase em segundo.
Ontem, diante de 15.500 torcedores no Mineirinho, derrotou o Minas por 3 sets a 1 e fechou a série decisiva em 3 jogos a 2.
"Eu tenho muito orgulho de trabalhar com essa garotada. Eles deram o sangue aqui. Nesta série decisiva, muitos entraram pela primeira vez em um ginásio tão grande e lotado. Não se abalaram e foram vencedores", disse Renan, astro da geração medalha de prata de Los Angeles-1984.
Pela segunda vez seguida, a equipe mineira, dona de três troféus da Superliga, perdeu o título em Belo Horizonte -no ano passado, o Banespa levou a melhor.
Jon Uriarte, o argentino que levou o time ao topo do pódio no Paulista -o Minas fez uma parceira com o Pinheiros-, deixa agora a capital mineira para treinar a seleção de seu país.
A despedida foi amarga, não só pela derrota mas também pela atuação de seus comandados.
Após dois sets equilibrados, o treinador viu o Minas sofrer um "apagão". O time da casa até conseguiu encostar no placar no final, mas perdeu por 25/23. E não conseguiu se recuperar mais.
Os atletas se desequilibraram e passaram a cometer muitos erros no quarto set -cedeu, no total, 27 pontos contra 19 do rival.
Jardel levou cartão amarelo, Uriarte tomou bronca do árbitro.
E o Florianópolis deslanchou. Sem muito trabalho, a equipe arrasou o Minas nesse set e marcou 22/25, 25/21, 23/25 e 14/25.
Além da ascensão de Bruninho, a campanha do time catarinense abriu espaço para outros novatos. O meio-de-rede Sidão foi o grande destaque do bloqueio e levou o prêmio de melhor do campeonato no fundamento -aproveitamento de 27,56%.
Seu time foi o mais eficiente no ataque, no bloqueio e no levantamento. O Minas, só na recepção.
Sidão também foi o segundo maior pontuador da partida, com 17 acertos, um a menos que Leandro, oposto do Minas.


Texto Anterior: Olimpíada: Pequim-08 inicia trabalho contra ataques terroristas
Próximo Texto: O personagem: "Agora eu criei independência", afirma Bruninho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.