São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA - painelfc.folha@uol.com.br

Caminho da grana

Um advogado brasileiro ameaça a participação de clubes nos principais torneios europeus. Utilizando o novo manual de licenças da Uefa, que veta a atuação de quem tiver pendências financeiras, Eduardo Carlezzo entrou com ação na entidade que controla o futebol europeu exigindo pagamento a clubes sul-americanos de quinhão referente ao mecanismo de solidariedade e compensação por formação. Sete equipes foram citadas: Fiorentina, Benfica, Rapid Viena, Ankaragücü, Fenerbahce, La Coruña e Sporting Braga.

Restam cinco. Até agora, houve pagamento de 588 mil (R$ 1,7 milhão) de Fiorentina e Benfica, referentes a ações de Paraná e Flamengo. Figueirense, Ponte Preta, Náutico, Colo Colo e Defensor cobram ainda outros R$ 569 mil de transações de jogadores formados por eles.

Ameaça. Carlezzo acionou a Uefa e confederações nacionais dos clubes que não pagaram. "O mecanismo de solidariedade e a compensação passaram a ser instrumentos relevantes para a manutenção de vários clubes."

Cerco. O diretor de arrecadação do Corinthians, Lúcio Blanco, foi convocado pelo promotor que apura o caso Morumbi, Arnaldo Hossepian Jr., a prestar depoimento. O promotor quer verificar se as organizadas desfrutam benefícios em relação a ingressos.

Motim. Associados do Palmeiras farão um abaixo-assinado contra o aumento de 25% na mensalidade a partir de maio. A oposição reclama de que a diretoria descumpriu promessa de não elevá-la.

Justificativa. Em carta, a direção do Palmeiras associa o aumento às metas financeiras traçadas para alcançar um "equilíbrio financeiro".

De novo. Daiane dos Santos vai operar novamente o joelho direito no dia 7 de maio. Será a sexta cirurgia da ginasta. O procedimento desta vez é para a retirada de placa colocada para ajudar no realinhamento dos ossos.

Esperança. Daiane conta estar confiante que essa será sua última cirurgia. "Pela primeira vez estou certa de que terei uma vida normal com meus joelhos, e isso me faz acreditar que possa lutar por vaga na Olimpíada de 2012."

Mundial. A Fifa vai ampliar a "Fan Fest", evento aberto a torcedores que teve início em 2006, na Alemanha. Para a Copa-2010, oito cidades no mundo inteiro foram escolhidas. Entre elas, o Rio.

Discreto. Um dia após criticar Dunga, o secretário municipal de Esportes de São Paulo, Walter Feldman, ficou ao lado do técnico da seleção em evento ontem no Pacaembu. Os dois pouco se falaram.

É oficial. A chapa Pro-Basquete, de Carlos Nunes, diz ter obtido o apoio do também oposicionista Toni Chakmati na eleição para a presidência da confederação brasileira.


Colaboraram CRISTIANO CIPRIANO POMBO , EDUARDO OHATA e MARIANA BASTOS , da Reportagem Local

Dividida

"Seria indelicadeza falar isso na minha casa. Mas vou mandar uma carta para ele porque não gosto dele como técnico" Do secretário municipal de Esporte de SP, WALTER FELDMAN , sobre o fato de não ter dito, no Pacaembu, que não aprova o trabalho de Dunga


Próximo Texto: Cleiton Xavier mantém Palmeiras vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.