São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS PERSONAGENS

Técnicos torcem nariz para rótulo de "Felipinho"

DA REPORTAGEM LOCAL

O clássico entre São Paulo e Corinthians reúne dois seguidores de Luiz Felipe Scolari que rejeitam esse rótulo.
O são-paulino Cuca e o corintiano Tite são do Sul, como o atual treinador de Portugal, e adotam em seus times recursos que consagraram Scolari.
Dentro de campo, a obsessão pela marcação lembra o pentacampeão mundial. No caso de Tite, há ainda a predileção pelo esquema tático 3-5-2, o utilizado por Scolari na Copa-2002.
Tite evita comparações com o técnico que lhe colocou o apelido na época em que Scolari era seu professor de educação física, no Sul.
A amigos, o corintiano diz que seus times são mais ofensivos que os de Scolari. Porém, desde quinta, quando assumiu a vaga do demitido Oswaldo de Oliveira, fala que a prioridade do Corinthians é se defender.
Num de seus primeiros treinamentos, gritou como o ex-técnico da seleção brasileira. Chegou a pedir para que uma motosserra, usada na poda de uma árvore fora do Parque São Jorge, fosse desligada. Assim, seria melhor ouvido.
Fora dos gramados, Tite vê semelhanças com Scolari. "Como o Felipão, falo gesticulando muito. Também temos alguns trejeitos parecidos."
Em relação a Cuca, não faz comparações. Diz conhecer pouco o trabalho do são-paulino. "Nos damos bem, mas não digo que somos amigos."
O são-paulino também diz não saber muito sobre Tite.
Mas, como o colega corintiano, tem muitas semelhanças com Scolari. A começar pelo livro de cabeceira de ambos: "A Arte da Guerra", do filósofo chinês Sun Tzu. Cuca, assim como Scolari, preza a disciplina. Numa visita do técnico do penta ao CT são-paulino neste ano, Cuca não deixou o "mestre" sair sem antes receber, em particular, seus conselhos.
Na esteira do ex-técnico da seleção, Cuca incita os torcedores para os jogos e evoca "batalhas" no Morumbi. Mesmo assim, torce o nariz quando é comparado a Scolari. "É um grande treinador, mas não tem nada a ver comigo." (EAR E RP)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Cuca tenta esquecer Libertadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.