São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians se desfigura na Vila

Mano Menezes abre mão de todos os titulares e recorre a 19 reservas para clássico contra o Santos

Para atletas principais, fim de semana será de sessões de treinos extras, inclusive para Ronaldo, ainda em recuperação de contusão


DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians não tem dúvidas de qual é a sua prioridade a esta altura da temporada. Prova disso é a relação de jogadores que se concentraram para o clássico de amanhã, contra o Santos, pelo Brasileiro. O time não terá nenhum titular, nem em campo nem no banco.
A relação dos 19 concentrados para o primeiro clássico do time no Nacional desde outubro de 2007 tem como destaques atletas como Souza, Morais, Boquita e Wellington Saci.
A esses jogadores, os reservas que mais costumam ser utilizados pelo técnico Mano Menezes como alternativas a contundidos e suspensos, juntam- -se novatos. Casos do zagueiro Renato, do lateral Bruno Bertucci e do atacante Marcelinho, todos revelados pelas categorias de base do clube.
Completam o grupo que vai à Vila Belmiro atletas que já começavam a cair no ostracismo, como o atacante Lulinha e o lateral-direito Diogo. Os dois devem começar a partida diante do Santos como titulares.
A explicação do técnico para uma atitude tão radical, mesmo tendo pela frente um adversário tradicional, é simples: necessidade. Segundo Mano, nenhum de seus titulares teria condições de enfrentar o Santos e depois jogar competitivamente diante do Vasco, na quarta, na definição de um dos finalistas da Copa do Brasil.
"Eles vêm com um acúmulo de desgaste. É possível ver isso durante uma parte dos últimos jogos", disse o treinador, que afirma ter tomado essa decisão justamente porque considera o duelo na Vila Belmiro importante, ao contrário do que sua atitude possa dar a entender.
"Alguns dos que vão entrar têm condição de mostrar um desempenho melhor, mesmo que os que estejam fora sejam titulares. Sabemos que o jogo será duro, que exigirá muito dos atletas", afirmou o técnico.
Mano, no entanto, procurou não dar ao clássico um tom de "teste" para seus jogadores que poucas vezes têm chances de entrar em campo. Ele reiterou que a decisão de não levar nenhum titular para Santos é circunstancial. "Vestir a camisa do Corinthians e fazer parte do plantel já são ingredientes suficientes para se querer jogar bem", declarou o treinador.
Mano, porém, já espera dificuldades no jogo, sobretudo pela falta de entrosamento do Corinthians que será escalado.
"Vamos ter uma capacidade maior de recuperação, mas, quando se mexe tanto assim, a equipe sente", declarou.
E, apesar de não irem para o clássico, os principais jogadores do Corinthians não terão folga durante o fim de semana.
Os não relacionados para a rodada do Brasileiro treinarão hoje e amanhã, inclusive com períodos extras de exercícios no centro de treinamento. "Todos trabalharão em dois períodos no sábado. A exceção deverá ser o Jorge Henrique, que ainda tem de cuidar do problema muscular", disse Mano.
Ronaldo, que não entra em campo desde a partida com o Fluminense, há dez dias, também está relacionado para os treinos. E com direito a um período a mais em relação a seus colegas. "O Ronaldo vai treinar também no domingo, para que ele esteja bem para jogar na quarta-feira", assegurou o treinador do campeão paulista.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: "Remake" de Davi e Golias
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.