São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Documentário da BBC afirma que sede dos Jogos de 2012 "está à venda"

COI apura possível suborno nos Jogos que barraram Rio

DA REPORTAGEM LOCAL

A Olimpíada que recusou a candidatura do Rio está à venda. Pelo menos é isso que o programa "Panorama", da inglesa BBC, pretende provar na próxima quarta-feira, quando o show vai ao ar.
Mesmo antes da exibição, o Comitê Olímpico Internacional anunciou que já pediu para sua comissão de ética investigar possíveis irregularidades no processo de escolha da sede dos Jogos de 2012, que acontecerá em julho de 2005 -Londres, Madri, Nova York, Paris e Moscou disputam.
De acordo com a sinopse do programa, intitulado "Comprando os Jogos", durante um ano repórteres se passaram por consultores de clientes que tinham interesse em levar os Jogos de 2012 para Londres e afirmam que "votos de membros do Comitê Olímpico Internacional estão à venda".
"Os homens que disseram poder comprar votos são agentes profissionais, pessoas que têm ligações com o COI e que no passado ajudaram outras cidades a ganhar votos no comitê", diz o texto da BBC. "Todos alegam que seus serviços foram requisitados por cidades que querem os Jogos."
Segundo Giselle Davies, diretora de comunicações do COI, uma carta foi envidada anteontem para os mais de cem membros do comitê, representantes das cinco cidades candidatas, dos Jogos de Atenas e para os patrocinadores.
Na carta, o COI diz que sua comissão de ética "está à disposição de qualquer um que tenha informações relevantes sobre o caso".
A comissão foi criada após o escândalo que envolveu a escolha de Salt Lake para receber os Jogos de Inverno de 2002 e resultou na expulsão ou renúncia de dez membros do COI que haviam sido subornados para votar na cidade.
Os ingleses afirmaram que já forneceram ao COI o material que prova que eles não burlaram as regras. "Londres-2012 agiu de maneira ética durante todo o processo e após a decisão do COI de levar as acusações à sua comissão de ética", declarou Sebastian Coe, presidente da candidatura.


Com agências internacionais

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Vôlei de Praia: Emanuel/Ricardo mantém sina e conquista bi do Circuito Mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.