São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luxemburgo, em casa, tenta dar lição em Caio Jr.

Técnico do Palmeiras, que completa 300 jogos pelo clube hoje, defende melhor retrospecto no Parque Antarctica

Jogo contra o Flamengo marca o reencontro com treinador que adquiriu fama de pé-frio no estádio e busca a reabilitação no Brasileiro


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Parque Antarctica ajudou a derrubar Caio Júnior do Palmeiras no ano passado. Vanderlei Luxemburgo, que hoje à noite completa 300 partidas no comando do clube, tenta mostrar ao agora treinador flamenguista o segredo para triunfar no Palestra Itália.
Nenhum treinador que passou pelo time alviverde tem aproveitamento igual ao de Luxemburgo dentro da casa palmeirense. Em 109 jogos, ele conseguiu 91 vitórias, 14 empates e apenas quatro derrotas (87,8% dos pontos).
No total de 299 jogos, Luxemburgo conquistou 185 vitórias, 65 empates e 49 derrotas (69,1% dos pontos), somadas as três passagens anteriores e a atual. Os números são da assessoria de imprensa do clube.
"Completar 300 jogos num clube e entrar para a história é muito legal. Existe uma empatia. O Palmeiras representa muito pra mim", disse o treinador palmeirense.
Do outro lado, Caio Júnior não poderia ter desafio maior. Vindo de duas derrotas e dois empates, o comandante do Flamengo precisa recolocar o time no rumo justamente no estádio onde adquiriu fama de pé-frio.
Em 60 jogos no Palmeiras, Caio obteve 28 vitórias, 15 empates e 17 derrotas (aproveitamento de 55%). No Parque Antarctica, foram 14 triunfos, sete empates e seis derrotas (60,5% de rendimento).
O momento mais dramático de sua passagem foi a eliminação na Copa do Brasil diante do Ipatinga, nos pênaltis.
No Paulista e no Brasileiro, o Palmeiras perdeu preciosos pontos no Palestra, incluindo a derrota para o Atlético-MG na última rodada do Nacional, que tirou o time da Libertadores. Por sinal, foi o último revés palmeirense em seus domínios.
"Vai ser bom voltar. Apesar de não ter obtido grandes resultados nos compromissos mais importantes, tive outros inúmeros momentos felizes lá", afirmou Caio Júnior.
Após alcançar o topo da tabela, o Flamengo caiu para o segundo posto, com 28 pontos, um a menos que o Grêmio.
Cientes de que enfrentarão um rival pressionado, os palmeirenses querem tirar proveito disso para entrar mais uma vez no G4. O Palmeiras é sexto colocado, com 25 pontos.
Hoje, o time terá o volante Léo Lima, recuperado de lesão.
Além dele, o meia Valdivia e o volante Pierre também estarão à disposição do treinador. Luxemburgo ontem defendeu o atacante Kléber, que já foi expulso três vezes no Brasileiro. Disse que prefere atletas com seu estilo, que abusam do contato físico, a um "pipoqueiro". A diretoria ordenou que Kléber evitasse os choques com rivais.


NA TV - Palmeiras x Flamengo
Globo e Band (menos para SP e Santos), ao vivo, às 21h50




Texto Anterior: Prazo: Argentina derrota Japão e dá últimato a Messi
Próximo Texto: Desafiantes se medem pelos lados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.