São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Anúncios pintados no asfalto são novidade no GP da Bélgica

Pilotos atacam publicidade na pista

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A SPA

Uma nova forma de publicidade na F-1, que estreou na Hungria, há duas semanas, causa polêmica em Spa-Francorchamps.
São anúncios pintados no asfalto, que podem deixar a pista escorregadia em caso de chuva.
A exemplo do que ocorreu em Budapeste, uma marca de cerveja, a australiana Foster's, é a responsável pela inovação. Lá, porém, o fato foi relevado pelos pilotos, já que, em 26 anos de participação no calendário, o GP húngaro sempre teve tempo seco.
No circuito de Spa, que hoje recebe os primeiros treinos livres para o GP da Bélgica, a história é bem diferente. Três (60%) das últimas cinco edições da corrida aconteceram com piso molhado.
"O anúncio está logo após a Radillon", disse à Folha Luc Williams, diretor de comunicações do GP, referindo-se à reta Kemmel, a mais veloz do circuito, onde os F-1 atingem 330 km/h. "Por ser uma reta, não haverá problemas em caso de chuva."
Os pilotos não pensam assim. Antes mesmo de chegar a Spa, Ralf Schumacher criticou a inovação. "Espero que isso não vire moda. Se não, logo estaremos correndo em pistas cheias de anúncios. Com chuva, as condições podem ficar perigosas."
Felipe Massa, que percorreu ontem o circuito com uma lambreta, é mais cauteloso. "Pode ser que fique perigoso, mas antes de falar qualquer coisa precisamos andar na pista para ver."
Para hoje, a previsão é de tempo bom. A tradicional instabilidade do clima na região da floresta das Ardenas dará as caras amanhã: a meteorologia prevê 40% de chances de chuva durante o treino oficial. Para a corrida, a probabilidade de pista molhada é de 55%.
Seguindo a rotina dos últimos dias, os bastidores da categoria estiveram bem agitados ontem.
Dispensado pela Toyota, Mika Salo, 35, anunciou que vai se aposentar ao fim da temporada. O time, que contratou Olivier Panis para seu lugar, deve divulgar hoje o substituto do outro piloto, Allan McNish. Segundo os rumores no paddock, será o holandês Jos Verstappen, ex-Benetton, Simtek, Tyrrell, Stewart e Arrows.
Em crise financeira, a Arrows ainda não definiu sua participação na corrida. Por mera formalidade da FIA, a equipe inscreveu Enrique Bernoldi e Heinz-Harald Frentzen no GP. Afastado do time, o alemão deve ser substituído por Fernando Alonso caso a Arrows decida disputar a prova.


Texto Anterior: EUA batem recorde dos 4x100 m Medley
Próximo Texto: Futebol: Em crise, Palmeiras vê brilho de renegados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.