São Paulo, domingo, 30 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desfalcado e mais jovem, Santos pega pior do Nacional

Contra o Fluminense, na Vila Belmiro, time deve ter três atletas com menos de 20 anos e apenas um com mais de 30

Lesões e suspensões fazem equipe rejuvenescer quase quatro anos em relação à que disputou e perdeu a final do Paulista deste ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Um Santos quase adolescente pega hoje à tarde, na Vila Belmiro, o lanterna Fluminense.
A média de idade do time que Vanderlei Luxemburgo deve colocar em campo contra os cariocas é de 23 anos. Dos 11 prováveis titulares, apenas o lateral Léo, 34, já completou três décadas de vida. No outro extremo estão Paulo Henrique, 19, e André e Alan, 18.
O rejuvenescimento santista tem pouco de opção técnica e muito de necessidade. Suspensões e lesões obrigam Luxemburgo a deixar de fora peças importantes como Fabão, 33, Kléber Pereira, 34, e Fábio Costa, 32. Além disso, o time perdeu recentemente o volante Roberto Brum, 31 (desligado do time a pedido do treinador), e o atacante Roni, 32, que se transferiu para o adversário de hoje.
A comparação com a equipe que em maio perdeu a final do Paulista para o Corinthians demonstra o quão mais jovem o Santos se tornou em pouco tempo. Aquela equipe tinha média de quase 27 anos e cinco atletas com 30 anos ou mais. Apenas dois jogadores, contra cinco do provável time de hoje, tinham menos de 22 anos.
A ausência dos mais rodados abre espaço para garotos que havia pouco tempo estavam nas categorias de base. André, que só atuou três vezes pelo Santos, terá a primeira chance como titular. Vestirá a camisa 9, do suspenso Kléber Pereira.
"Fizemos uma boa dupla e espero que possamos nos entrosar agora também no profissional", disse Paulo Henrique, que no ano passado atuava com o atacante no time de juniores.
Para o volante Alan, a novidade será ainda maior. Sem nunca ter jogado pelo clube, pode estrear como titular. Isso porque Rodrigo Mancha está suspenso, e Emerson, primeiro substituto, sentiu dores musculares no último coletivo.
A média de idade pode diminuir ainda mais no decorrer da partida: Neymar, 17, estará no banco. O atacante Jean, apresentado na quinta-feira, não teve a documentação regularizada na CBF e não poderá estrear.
O Santos não ganha há duas partidas e precisa de uma vitória para não deixar que os líderes se distanciem ainda mais.
Se não triunfar hoje, o técnico Luxemburgo terá seu pior início em suas quatro passagens pelo clube, se levadas em consideração as dez primeiras partidas. Em 1997, em sua primeira passagem, conquistou 63,3% dos pontos que disputou. Na segunda, em 2004, foram 56,7%. Em 2006, o percentual foi de 66,7%. Até agora seu aproveitamento é de 55,6%.


NA TV - Santos x Fluminense
Band e Globo (ambas para RJ), ao vivo, às 16h




Texto Anterior: Tostão: Dia de bons jogos
Próximo Texto: Adversário ensaia repetir agonia de 2008
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.