São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Elite despenca no final do turno

SÉRIE A
Três melhores do Brasileiro rendem como rebaixados nas últimas quatro rodadas


RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO

Há 12 rodadas Corinthians, Flamengo e São Paulo dominam o Brasileiro. Há quatro jogos têm aproveitamento de quem luta contra a degola.
Desde a oitava rodada que o trio ocupa as três primeiras posições no Nacional, com trocas de posição entre são-paulinos e rubro-negros no segundo e no terceiro lugar.
Graças ao desempenho até a 15ª rodada do Nacional. Então, o trio obtivera 71,9% dos pontos. Somava 29 vitórias em um total de 45 jogos.
A partir daí, esses times conseguiram só 30,6% dos pontos até o final do primeiro turno. Atingiram uma vitória em 12 partidas: o Corinthians sobre o Atlético-MG.
Uma equipe que tivesse desempenho igual estaria na 16ª posição, brigando para não cair para a segunda divisão.
Nessas quatro rodadas, o Flamengo é o pior da elite, com só três pontos ganhos. São Paulo e Corinthians somaram quatro cada um.
O desempenho na tabela é reflexo do que ocorre dentro de campo. O trio piorou em todos os números em relação a gols tomados e marcados.
O Corinthians levava uma média de 0,66 gol por jogo. Nesses quatro jogos, foram dois por partida.
Ressalte-se que a decadência corintiana já se arrasta por mais tempo do que as dos adversários.
Pesaram os desfalques na defesa: todos os seus quatro laterais estiveram contundidos em algum momento.
A mudança de esquema e os problemas de Liedson prejudicaram o setor ofensivo.
Nesse quesito, o Flamengo sofreu mais. Sua média de gols marcados caiu de 1,86 para 1,25. Já o número de gols tomados mais do que dobrou e atingiu dois por partida.
Os desfalques também afetaram o time. O meia Thiago Neves e o volante Airton estão fora. Para a próxima rodada, a zaga titular também está impossibilitada de jogar.
O São Paulo viveu drama defensivo, com série de zagueiros contundidos. Até que o número de gols sofridos subiu pouco: de 1,2 para 1,25. Mas a média de gols feitos diminuiu: de 1,66 para 1,25.
O trio continua na frente, mas os perseguidores colaram. O Vasco, quarto, estava a quatro pontos do São Paulo na 15ª rodada. Agora tem a mesma pontuação. Botafogo e Palmeiras também se aproximaram do topo da tabela.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Copa favorece ex-sócio de fiscal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.