São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matemática desafia liderança do Palmeiras

Equipe tem aproveitamento inferior aos dos vencedores dos pontos corridos

Com os índices atuais, time comandado por Luxemburgo seria vice-campeão nas duas últimas edições do Brasileiro


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras alcançou a liderança do Brasileiro tendo conquistado 61,7% dos pontos que disputou em 27 rodadas. Com esse desempenho, porém, o time não ficaria com a taça em nenhuma das edições anteriores dos pontos corridos.
Nos dois anos anteriores, quando o formato atual da competição passou a ser adotado, com 20 clubes, o São Paulo faturou o bicampeonato com aproveitamentos de 68,4%, em 2006, e 67,5%, no ano passado.
Em 2005, quando o torneio contou com 22 equipes, o Corinthians sagrou-se campeão ganhando 64,3% dos pontos.
O Santos teve trajetória quase igual à do rival em 2004, quando aproveitou 64,5% dos pontos. O melhor campeão dos pontos corridos, o Cruzeiro, chegou na frente dos 23 concorrentes em 2003 com 72,5% de aproveitamento -o time, que marcou 102 gols, era dirigido por Vanderlei Luxemburgo, atual técnico do Palmeiras.
Com o desempenho que o levou até o topo da tabela -está empatado com o Grêmio com 50 pontos, mas tem uma vitória a mais (15 a 14)-, o clube alviverde seria vice-campeão nos dois últimos anos e terceiro colocado nas três primeiras edições dos pontos corridos.
"Não acredito muito em matemática. A nossa matemática é vencer todos os jogos. O campeonato está muito nivelado. Temos de fazer nossa obrigação e pensar jogo a jogo", minimizou o zagueiro Gustavo.
Luxemburgo sempre insistiu na tese de que, para uma equipe ser campeã do Brasileiro, precisa ter entre 70% e 75% de aproveitamento para não correr o risco de perder a taça.
Tanto que, após o empate sem gols contra o Náutico, anteontem, disse que o campeonato só será definido nas rodadas derradeiras -restam 11 para o término da disputa.
"O Brasileiro está totalmente em aberto e pelo menos seis ou sete times estão em condições de lutar pelo título, pois ainda há 33 pontos em disputa. A competição será decidida nos detalhes", disse Luxemburgo.
Apenas quatro pontos atrás dos dois primeiros, estão Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, com 46 pontos. O Botafogo aparece com 43. Alguns jogadores do Palmeiras também citam as ascensões de Inter e Goiás, que somam 42 pontos.
A equipe gaúcha, responsável por colocar o Palmeiras na liderança após golear o Grêmio por 4 a 1, venceu as quatro últimas partidas do Nacional.
Os goianos têm a melhor campanha do segundo turno do torneio. Conquistaram 19 pontos de 24 disputados.
"É sempre mais difícil manter a liderança. O centro das atenções será o Palmeiras. Mas isso não nos incomoda, pois temos um grupo que já provou saber lidar com esse tipo de situação. Vamos continuar trabalhando e fazer a nossa parte", disse o goleiro Marcos.
O Palmeiras volta a jogar pelo Brasileiro no sábado, quando recebe o Atlético-MG.
O time não terá nenhum desfalque a menos que o meia Diego Souza ou o atacante Lenny sejam condenados hoje no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) devido a lances protagonizados contra o Cruzeiro, no último dia 14.
Na disputa da bola, Diego acertou um tapa no rosto do volante Fabrício, apesar de o árbitro não ter visto o lance. Se for condenado, pode pegar de uma a três partidas de suspensão.


Texto Anterior: José Roberto Torero: Zé Cabala e o menino de Barra Bonita
Próximo Texto: Diretoria faz promoção na Sul-Americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.