São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

No Brasileiro, time do Parque Antarctica ainda não foi derrotado em partidas realizadas em estádios acanhados

Palmeiras testa seu gosto pelos alçapões

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

É consenso entre os palmeirenses que ter de se deslocar até Pelotas (RS) para enfrentar o Grêmio, hoje, às 18h10, pelo Brasileiro prejudicará a equipe. Eles deveriam, entretanto, rever essa posição.
O fato de enfrentar a pressão ao atuar como visitante em estádios acanhados e nos quais a torcida fica próxima ao campo - como deve ocorrer hoje no Bento Freitas (que tem capacidade para receber 25 mil torcedores)- não tem atrapalhado o desempenho do clube paulista.
Neste Nacional, a equipe do Parque Antarctica tem histórico de se sair muito bem quando visita alçapões. O Palmeiras visitou oito estádios com capacidade para menos de 30 mil torcedores e não saiu derrotado de nenhum deles. No rol dos alçapões "ignorados" pelos palmeirenses estão a Arena da Baixada (onde empatou em 0 a 0 com o Atlético-PR) e a Vila Belmiro, quando aplicou uma goleada de 4 a 0 no Santos.
Ao todo, são três vitórias e cinco empates obtidos pelos palmeirenses em alçapões. Mais do que isso: em cinco oportunidades em que ouviu bem de perto as injúrias dos torcedores de seus rivais, a equipe de Estevam Soares saiu de campo sem levar nem um gol sequer.
Apesar do retrospecto, os palmeirenses se queixaram muito de ter de atuar em Pelotas, e não em Porto Alegre, por conta da punição do STJD aplicada ao Grêmio -o time gaúcho perdeu o mando de um jogo no Nacional.
"O maior penalizado no caso foi o Palmeiras. Tem que fazer uma viagem estúpida para jogar num campo pequeno, pior que o Olímpico", reclamou Estevam ao comparar o Bento Freitas com o estádio do Grêmio.
A equipe paulista, que tem 65 pontos -quatro a menos que o líder Santos-, não poderá contar com o meia Diego Souza, suspenso. Em seu lugar entra Correa, autor do gol da vitória sobre o Botafogo, na rodada anterior.
No time gaúcho, lanterna do campeonato, com 35 pontos, o técnico Cláudio Duarte fará sua estréia, depois da demissão de Cuca após a derrota para o Cruzeiro, na terça-feira passada.
O Grêmio, sem o atacante Christian, contundido, jogará no esquema 4-4-2. O zagueiro Claudiomiro será improvisado como volante, ao lado de Cocito. Bruno e Arilson ficam no meio-campo.


Colaborou a Agência Folha

NA TV - Sportv (menos para Pelotas, Porto Alegre e RJ), ao vivo, às 18h10


Texto Anterior: Cruzeiro reforça meio
Próximo Texto: Memória: Depois de 19 anos, Pelotas volta a abrigar Série A
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.