São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Próximo Texto | Índice

Painel FC

@ - Ricardo Perrone

Rascunho

Criado para limpar o futebol, o Comitê de Ética da Fifa ainda se estrutura. O grupo não investigou nenhum caso até agora. Enquanto isso, a força-tarefa da Fifa já analisa fatos relacionados a MSI e outros em que a origem do dinheiro gera suspeita. Por enquanto, membros do comitê trabalham na reforma do código de ética da entidade, que deve ficar com um texto com diretrizes gerais. Terão independência dentro da Fifa porque investigarão desde jogadores até membros do Comitê Executivo, com poder de dar sanções.

Todo-poderoso. Dirigentes corintianos prometem respeitar na íntegra o relatório do técnico Emerson Leão sobre o elenco, que será elaborado ao final do Brasileiro. Ou seja, o treinador terá poder total na degola de jogadores do atual grupo.

Bolinhas. Em festa corintiana, o conselheiro e médico Jorge Kalil fez discurso dizendo que no último exame constatou que o presidente Alberto Dualib estava com o coração de um garoto de oito anos. O ex-vice Antônio Roque Citadini, que se reaproxima da situação, disse que o dirigente tinha que tomar cuidado para não pegar catapora.

À espera. O São Paulo não desistiu do atacante Dagoberto, apesar de o Atlético-PR ter obtido na Justiça a extensão do seu contrato. A avaliação da diretoria do time paulista é de que pode contratá-lo a partir do meio de 2007. Explica-se: o valor de multa rescisória vai começar a cair nesta data, o que facilitará o pagamento.

Fãs. Os goleiros palmeirenses Marcos e Sérgio nem estão fazendo questão de jogar nesta reta final do Brasileiro. Preferem que Diego Cavalieri continue no gol para lutar pelo troféu de melhor goleiro do campeonato.

Junte-se a eles. Entre os representantes dos clubes, há quem defenda a separação de um percentual da Timemania para pagar dívidas trabalhistas. Seria uma forma de evitar a mordida por penhoras de ações de jogadores, que pode inviabilizar a loteria. O problema é convencer o governo.

Futuro negro. A ameaça da Unimed de abandonar o Fluminense em 2007 deixa conturbado o ambiente no clube. Pagos pela empresa, jogadores como Pedrinho e Rogério vêem um boicote da diretoria. Na avaliação deles, o objetivo é forçar rescisão sem ter de pagar multas, já que o clube não poderia bancá-los.

Pequenas empresas. O ex-jogador César Sampaio fechou acordo para gerir o Pelotas, da segunda divisão do Rio Grande do Sul. Com dois sócios, administrará o futebol e o marketing e ficará com parte da receita do clube.

Cortados. Nenhum dos réus do caso de manipulação de resultados do Brasileiro-2005 deve ter direito à delação premiada. Nos depoimentos à Justiça, minimizaram suas participações no esquema. Promotores proporão que não tenham o benefício.


Colaboraram PAULO GALDIERI e EDUARDO ARRUDA , da Reportagem Local

Dividida

"Fizeram a Timemania sem pensar nos atletas e agora estão preocupados com as ações"

Do líder da Federação Nacional dos Atletas, ALFREDO SAMPAIO, sobre tentativa de blindarem a Timemania contra processos trabalhistas


Próximo Texto: Brasil tenta quebrar tabu no Mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.