São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rossi perde reinado na MotoGP

Pentacampeão, piloto italiano sofre queda na última prova e vê o fim de sua hegemonia na categoria

Com um terceiro lugar na Espanha, norte-americano Nicky Haiden conquista seu primeiro título no Mundial mais disputado da história

DA REPORTAGEM LOCAL

Em sua temporada mais irregular, o homem a ser batido na MotoGP foi batido. O italiano Valentino Rossi, dono de cinco títulos mundiais, passou a coroa ao norte-americano Nicky Haiden, que conquistou seu primeiro troféu na principal categoria do motociclismo.
O desfecho do Mundial mais disputado e emocionante da história ocorreu ontem, em Valência, na Espanha, prova derradeira temporada da MotoGP.
Rossi, 25, sofreu uma queda com sua Yamaha na terceira volta e deu adeus às chances do hexacampeonato. Hayden, mais regular que o rival durante o ano, chegou em terceiro lugar com sua Honda e garantiu o campeonato, pela primeira vez decidido no último GP.
O vencedor foi o australiano Troy Bayliss, com uma Ducati. Atual campeão na categoria Superbike, ele correu a prova à convite da fábrica italiana.
Rossi, que terminou o GP da Espanha na 13ª posição, estava com oito pontos de vantagem sobre Hayden antes da prova de ontem. "Achei que não tinha mais chances", disse o novo campeão, que terminou com cinco pontos de vantagem sobre o italiano (252 a 247).
Na verdade, o desempenho de Rossi em Valência foi um reflexo de sua performance na temporada, que começou com a indecisão dele entre continuar na MotoGP ou aceitar convite da Ferrari para se transferir à F-1.
Apesar de ter chegado na última etapa em vantagem, ele teve um ano difícil, com uma moto desregulada e instável. Em seus altos e baixos, foi parar na caixa de brita, no hospital e sentiu o gosto de largar no fundo do grid. Só alcançou a liderança do campeonato após a penúltima etapa, em Portugal.
Hayden, que venceu duas provas, três a menos que Rossi, mas foi ao pódio em 10 das 17 provas, chegou a abrir 42 pontos de vantagem na liderança.
Ele deu um título para os EUA após cinco anos de domínio absoluto de Rossi. Kenny Roberts Jr., em 2000, havia sido o último norte-americano a ganhar o campeonato. A Honda também volta a vencer a MotoGP após dois anos de domínio da Yamaha.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Federer é campeão em casa pela 1ª vez
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.