São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Recorde no judô é ofuscado por incidente com atleta

DA ENVIADA A GUADALAJARA

Felipe Kitadai conquistou a medalha que deu ao judô brasileiro o recorde de ouros em Pans. Um feito histórico. Porém todos só comentavam o que havia acontecido com o judoca na semifinal da categoria até 60kg.
Logo no início da luta contra Aaron Kunihiro (EUA), ontem, o brasileiro fez muita força para aplicar um golpe e defecou no quimono. O uniforme, branco, ficou manchado, denunciando o incidente.
O combate continuou normalmente, e o judoca venceu por ippon. Kitadai, 22, comemorou bastante e, ao descer do tatame, contou o que havia acontecido para seu técnico. Caíram na gargalhada.
"Foi sinal de que eu estou focado, porque, mesmo com o incidente, consegui manter o foco e buscar meu objetivo que era ganhar", afirmou o brasileiro, que evitou dar detalhes sobre o que aconteceu.
"Não entrei para ficar preocupado com roupa, essas coisas. Foi importante para ver o quanto eu consigo me concentrar. A gente treina para ganhar e tem que superar essas coisas", completou.
O brasileiro não correu o risco de ser desclassificado porque não sujou o tatame. Se isso ocorresse, como, por exemplo, em caso de vômito, a luta seria interrompida, e o atleta, eliminado.
Na final, Kitadai derrotou o mexicano Nabor Catillo, por ippon. Sua medalha foi a sexta de ouro do Brasil no Pan de Guadalajara. Todas elas conquistadas por homens.
O país fechou sua participação com seis ouros, três pratas e quatro bronzes, as mesmas 13 medalhas do Pan do Rio-2007. A equipe nacional contava com 14 atletas na competição mexicana.
A delegação de Guadalajara superou também o recorde de ouros (cinco), que atingira em Indianápolis-1987 e Santo Domingo-2003.
Ontem, no último dia de competição de judô, Erika Miranda levou a prata ao ser derrotada por imobilização pela cubana Yanet Bermoy (até 52 kg), vice-campeã até 48 kg em Pequim-2008.
Sarah Menezes (até 48 kg) levou o bronze ao derrotar por ippon a colombiana Luz Adiela Alvarez. (ML)



Texto Anterior: Boxe: Brasileiro perde final para cubano e termina com a prata
Próximo Texto: Foco: Pan tem bom público, mas problemas de infraesturura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.