São Paulo, sábado, 30 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado, sem ganhar título desde 98/99, tem 47% dos inscritos e Osasco e Suzano como potências

Superligas dão a partida com favoritismo paulista

Eugenio Goulart/'Diário de S.Paulo'
A levantadora Fernanda Venturini participa de treino do BCN/Osasco para a estréia na Superliga


MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com 9 dos 19 times inscritos e os principais favoritos ao título nacional, o Estado de São Paulo volta neste ano a ser o principal destaque das Superligas de vôlei.
No torneio feminino, quatro dos oito times inscritos são paulistas, um a mais que no ano passado. O Rio possui dois, e Minas, um, assim como o Paraná.
Além disso, o Estado é o principal favorito ao título com o BCN/ Osasco, bicampeão paulista, que contratou para esta temporada a melhor levantadora da história do país, Fernanda Venturini.
"O BCN sempre foi uma grande potência. Mas agora colocam o favoritismo em cima do time muito por eu ter vindo para cá. Já fiz 12 finais de Superliga, tenho um nome...", disse Fernanda, que buscará um título inédito para o clube.
Além da levantadora, o BCN volta a contar com a atacante Virna, que ficou afastada durante dois meses por causa de uma fissura sofrida no osso do pé direito.
A jogadora potiguar está relacionada para a partida de estréia do time, marcada para amanhã.
No masculino, o Suzano, que no ano passado sofreu com a falta de patrocínio, foi a equipe que mais se reforçou para esta temporada.
O time de Ricardo Navajas assinou com a Wizard, contratou Giovane e, com a conquista do Paulista deste ano, chega às vésperas da Superliga como um dos maiores candidatos ao título.
No entanto, corre o risco de perder o ponta para outra equipe de São Paulo. Giovane recebeu proposta para se transferir para outro time paulista, o Banespa.
Por conta disso, o ponta nem mesmo treinou com o time do Suzano nos últimos dias. Segundo Montanaro, supervisor do Banespa, a situação deve estar definida no início da próxima semana.
O Suzano só aceita liberar Giovane em troca do atacante Murilo.
Somam-se ao grupo de favoritos Ulbra, Unisul e o atual tricampeão, Telemig-Minas.
Jogadores de outros times admitem que Giovane será um diferencial da equipe que o tiver entre seus jogadores.
"O grande favorito é o Suzano. Tem uma base forte e o Giovane. Nós estamos correndo por fora. Espero que consigamos beliscar de novo. Este ano será mais difícil", afirmou o levantador Maurício, do time mineiro.
Para o técnico Ricardo Navajas, que em 2001 estreou como zebra na competição, a mudança de status do Suzano, agora um dos favoritos, não preocupa.
"Dizer que somos favoritos é uma forma de jogar a pressão em nossos ombros. Lido com isso com muito trabalho. O começo do campeonato vai ser arrastado, as pessoas podem até perguntar "esse era o time favorito?", mas nosso trabalho está sendo feito para chegarmos bem mesmo na segunda fase", afirmou.
O Estado de São Paulo manteve seu número de representantes na competição -5 dos 11 inscritos. O Rio Grande do Sul tem três, contra dois de Santa Catarina e apenas um de Minas.
Desde a conquista do Suzano em 1996/1997, os paulistas assistem à hegemonia da bicampeã Ulbra (RS) e da tri Telemig-Minas (MG), equipes ganhadoras das últimas cinco edições do torneio.
No feminino, o jejum é um pouco menor. Desde 1998/1999, após a conquista da Uniban/São Bernardo, os paulistas não sobem ao lugar mais alto do pódio. Nas temporadas seguintes, Rexona, Flamengo e MRV-Minas, respectivamente, revezaram-se no topo.
O Minas, atual campeão, faz seu primeiro jogo nesta Superliga contra o Macaé, às 17h. No outro jogo da rodada, o Rexona enfrenta o Campos, às 16h. No masculino, a Unisul pega o Intelbrás/São José, às 20h30. No mesmo horário acontecem duas partidas: Minas x Palmeiras/Guarulhos e Bento Gonçalves x Ulbra.

Colaborou Eduardo Ohata, da Reportagem Local


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Após 11 anos, Ibirapuera recebe clubes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.