São Paulo, sábado, 30 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 11 anos, Ibirapuera recebe clubes

DA REPORTAGEM LOCAL

Onze anos após assistir ao Banespa ficar com o vice-campeonato mundial de vôlei, a quadra do ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, volta amanhã a receber uma partida de clubes. BCN/Osasco e União/São Caetano, atuais campeão e vice paulista, fazem, às 12h, sua estréia na Superliga feminina.
Na década de 80, o ginásio Ibirapuera recebeu grandes confrontos entre os arqui-rivais Pirelli e Atlântica Boa Vista, no início do boom do esporte no país.
Com a geração de prata de William, Xandó, Renan, Bernard, Montanaro e cia., transformou-se em um dos principais palcos do esporte no país. Mas, desde 1991, quando o Banespa sucumbiu diante do italiano Il Messaggero no Mundial de clubes, o ginásio passou a receber somente jogos das seleções brasileiras de vôlei.
Foi naquela quadra que o time comandado por José Roberto Guimarães, que havia se sagrado campeão olímpico um ano antes, obteve o primeiro título do país na Liga Mundial, em 1993. Cerca de 140 mil pessoas estiveram nas arquibancadas para assistir à fase final.
Um ano após a conquista da Liga pela seleção masculina, o time feminino do Brasil, comandado por Bernardinho, no Ibirapuera, ficou com a medalha de prata no Mundial, sua melhor colocação da história. (ML)


Texto Anterior: Superligas dão a partida com favoritismo paulista
Próximo Texto: Êxodo esvazia competição masculina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.