UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE PÉS TROCADOS

Lateral que deixou o Santos no começo do ano vira a segunda referência tática do Cruzeiro

Maurinho brilha mais na busca pelo bi

DA REPORTAGEM LOCAL

""Quando o vi naquele jogo contra o Santos em que perdemos por 4 a 1 no Mineirão, pensei: "Vamos contratá-lo"."
O técnico do Cruzeiro, Wanderley Luxemburgo, fez a confissão acima sobre Maurinho no meio do Brasileiro, quando o jogador já luzia como o melhor lateral-direito do torneio. Ele é o único cruzeirense que pode ser bicampeão nacional neste ano.
""Foi uma decisão difícil trocar o Santos pelo Cruzeiro. O Santos foi campeão, tinha um time certinho e ia jogar a Libertadores. O Cruzeiro não havia feito um bom Brasileiro", diz Maurinho.
O golpe de Luxemburgo após ser humilhado pelo Santos em pleno Mineirão foi de mestre. Devido à badalação em torno de Diego, Robinho e até Léo, o lateral da esquerda, o Santos não se esforçou muito para manter Maurinho em seu elenco.
""O Luxemburgo falou para mim que já havia tentado me levar para o Palmeiras quando ele estava lá", afirma Maurinho.
No dia 14 de janeiro, ele era apresentado em Belo Horizonte como cruzeirense. Valorizado, havia pedido um aumento de 100% para ficar no campeão de 2002. Mas em 2003 quem reconheceu seu valor foi o Cruzeiro.
""A mídia estava muito em cima do Robinho e do Diego quando eu estava no Santos. Aqui tem o Alex, mas já faz um tempão que ele é conhecido."
Os números do lateral no Brasileiro, segundo o Datafolha, são significativos. Pode-se dizer que, se Alex é o destaque principal do time, Maurinho vem logo atrás.
Em média, por jogo, ele é o segundo cruzeirense mais acionado (37,8 bolas recebidas), o segundo que mais dribla (1,6) e o segundo que mais cruza (4,8). Também é o segundo em número de assistências (sete passes dados por ele deram em gol).
""Estou melhor agora do que no ano passado", afirma o lateral, que preferiu não apontar um melhor entre o Santos campeão de 2002 e o Cruzeiro de 2003. ""São parecidos. Jogam para a frente, buscam sempre o gol."
Politicamente correto, também não quis falar que foi subestimado pela diretoria santista.
""Acho que o Santos tentou ficar comigo, mas a proposta do Cruzeiro foi boa. Talvez o Santos esteja arrependido de não ter ficado comigo porque o Cruzeiro é que está na luta com o Santos pelo título. Mas gosto muito do Santos, clube que me projetou."
A carreira de Mauro Sérgio Viriato Mendes, 25, começou em Fernandópolis e caminha para a seleção. Sem bons laterais-direitos no país, ele postula a reserva de Cafu. ""Tive chance na Copa das Confederações, mas a idéia é voltar e ficar." (RODRIGO BUENO)



Texto Anterior: Memória: Com Pelé, Santos caiu e viu Tostão triunfar em 1966
Próximo Texto: Cruzeiro fala em taça e marca centenária
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.