São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

nunca antes

São Paulo busca tri, ineditismo e festa

Em casa, diante do Fluminense, time do Morumbi pode coroar com título reação mais espetacular dos pontos corridos

"Olho para trás e vejo como foi difícil ganhar em 2006 e 2007", diz Muricy, que tenta ser 1º técnico tricampeão do torneio por apenas um clube


Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Rogério, goleiro são-paulino e que hoje pode se tornar o primeiro capitão a erguer três vezes o troféu de campeão brasileiro, em treino para pegar o Fluminense

PAULO COBOS
TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma vitória hoje, às 17h, contra o Fluminense ou um tropeço do Grêmio diante do Ipatinga vão fazer história para o São Paulo e para seus integrantes no melhor estilo "nunca antes no Campeonato Brasileiro".
Em casa, o clube joga para ser o primeiro a ganhar a principal competição do país por três anos seguidos. Para ampliar ainda mais sua vantagem como o maior vencedor do torneio, com seis taças. Para acabar com a polêmica que tem com o Flamengo, que se julga cinco vezes campeão nacional, ao contrário do que proclama a CBF -que dá o título de 1987 ao Sport.
Mais: o clube está muito perto de acabar com um tabu da era dos pontos corridos -se falhar hoje, ainda terá uma nova chance no próximo domingo, contra o Goiás, em Brasília.
Nunca antes um time que fechou o primeiro turno fora da liderança foi campeão brasileiro sob as atuais regras, adotadas a partir de 2003 -ao fim da primeira metade do Brasileiro-08, o São Paulo era o quarto.
O clube paulista também está perto de ser o dono da mais espetacular reação no Nacional no sistema todos contra todos.
Quando faltavam 18 rodadas para o fim do torneio, já com o segundo turno em andamento, o São Paulo estava a 11 pontos do então líder, o Grêmio.
Quando foram campeões nos pontos corridos, em 2004 e 2005, respectivamente, Santos e Corinthians chegaram a ficar separados por oito pontos da liderança do campeonato. Mas, nas duas ocasiões, ainda havia mais de 30 rodadas pela frente.
Vencendo o Fluminense, ou ajudado pelo Ipatinga, Muricy Ramalho irá se juntar a Rubens Minelli, até hoje o único treinador campeão brasileiro por três anos seguidos. Só que Muricy será o único a ganhar tantas vezes pelo mesmo clube. Minelli chegou ao tri por Internacional e São Paulo, entre 75 e 77.
"Acho difícil alguém conseguir essa marca de vencer três brasileiros seguidos. Olho para trás e vejo como foi difícil ganhar em 2006 e 2007", comentou o treinador, criticado no primeiro turno e que só passou a ter o gosto de liderar a competição a partir da 33ª rodada.
O goleiro Rogério, recordista de jogos na história com a camisa do São Paulo, também pode se tornar o primeiro capitão de um time a erguer a taça de campeão por três vezes.
"Não sei se algum outro time pode um dia conseguir o feito de ser campeão por três vezes consecutivas. Mas deve ser difícil, porque em 37 anos ninguém conseguiu", afirmou Rogério.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Blindagem falha, e treino vira oba-oba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.