São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por Copa do Brasil, Corinthians faz rodízio de atletas

Em três jogos na Série B, Mano Menezes já escalou metade do elenco entre os titulares e hoje pode ter estréia de Elias

Diante do Fortaleza, no Pacaembu, Chicão, Eduardo Ramos, Diogo Rincón e Dentinho, poupados, nem sequer ficarão na reserva

Fernando Santos/Folha Imagem
O goleiro Felipe cabeceia bola que Júlio Cesar tenta defender em treino do Corinthians para o jogo de hoje contra o Fortaleza

DA REPORTAGEM LOCAL

Na Série B, o Corinthians tem utilizado a quantidade para fazer um time de qualidade suficiente para se manter nas primeiras colocações.
Com compromissos em duas competições simultâneas, o time adota estratégia típica de equipes da elite, que costumam contar com elencos maiores: rodízio de atletas e prioridade a um dos dois campeonatos -no caso, à Copa do Brasil.
Nas três primeiras rodadas do campeonato, o técnico Mano Menezes tem feito valer o peso de se possuir um elenco numeroso, com jogadores de níveis equivalentes entre si.
Contra CRB, Gama e ABC, o Corinthians já usou 50% dos jogadores que têm à disposição.
Dos 34 atletas do time principal, 17 já foram titulares no Brasileiro, diferentemente do que fizera no início da temporada, quando Mano ainda buscava uma identidade para a equipe que passara por uma reformulação quase que total.
Nas primeiras três partidas do Paulista, o Corinthians usou 13 jogadores como titulares, com nove deles tendo começado em todos os compromissos.
Na Série B, somente Felipe, Douglas, Dentinho e Herrera haviam atuado em todas as rodadas até agora.
Mas, com o jogo de hoje, esse grupo perderá mais um integrante. Dentinho é um dos quatro atletas que nem sequer foram relacionados para o duelo com o Fortaleza para poderem descansar para a final diante do Sport, na quarta-feira.
Além do camisa 31, o zagueiro Chicão e os meias Eduardo Ramos e Diogo Rincón também estão fora da partida de hoje.
Rincón, aliás, ainda nem chegou a estrear na segunda divisão. Titular do time quase desde que desembarcou no Parque São Jorge, o meia tem sido poupado por causa de um problema crônico no joelho.
"Continuaremos dentro da mesma linha. Se o jogador estiver bem fisicamente, vai para o jogo, mas, se houver risco, não vai", justifica Mano.
Sem os poupados, o técnico deve promover mais uma estréia corintiana. O meia Elias, que treina há mais de duas semanas com o elenco, foi relacionado pela primeira vez para uma partida e tem chances até de começar como titular.
"A gente que vem de um time pequeno e, quando chega a um grande, quer estrear logo", diz Elias, que foi contratado da Ponte Preta após o Paulista.
Porém, antes mesmo de seu 19º reforço ter tido a chance de estrear, o Corinthians apresentou o 20º jogador contratado nesta temporada.
Dênis chega com contrato até 2011 para suprir carência na lateral direita. A posição é a única em que o time alvinegro não conta com um especialista -Carlos Alberto, volante de origem, tem sido o titular.
O jogador, que só foi anunciado após conseguir na Justiça sua liberação do Santos, é mais uma indicação do diretor técnico Antônio Carlos, de quem foi companheiro na Vila Belmiro.
Dênis, no entanto, deve demorar para jogar pelo novo clube. Segundo o atleta, pelo menos duas semanas, período necessário para readquirir a forma física. (PAULO GALDIERI)

NA TV - Corinthians x Fortaleza
Globo (para SP) e Sportv (menos para SP), ao vivo, às 16h10


Texto Anterior: Série B comemora supremacia do Corinthians
Próximo Texto: Fora: Sport perde Romerito para jogos finais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.