São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

É da França

Fiascos recentes levam franceses a pegar a Espanha no duelo da morte rumo a 2014

DOS ENVIADOS AO RIO
DO RIO


Espanha e França vão duelar já nas eliminatórias para a Copa de 2014. As duas seleções, cada uma com um título mundial, estão no Grupo I da Europa, ao lado de Belarus, Geórgia e Finlândia.
"A seleção espanhola é a melhor hoje, mas é difícil saber se ainda será daqui a dois anos, quando realmente vamos disputar as eliminatórias", disse o técnico francês, Laurent Blanc, no Rio.
O treinador da Espanha, Vicente del Bosque, que não veio ao Brasil, comentou que "aparentemente" a França é o rival mais forte do grupo.
"Mas não se pode menosprezar os outros", afirmou o técnico da equipe, campeã mundial em 2010, na Copa da África do Sul. "Hoje, não se pode garantir mais nada."
No sorteio, realizado por Ronaldo e Paulo Henrique Ganso, a França pagou por seu péssimo desempenho recente. Depois da fraca participação na Copa de 2010, em que não passou da primeira fase, a seleção francesa despencou no ranking da Fifa.
Está atualmente só na 15ª posição -a décima entre os europeus-, o que lhe impediu de ser cabeça de chave. A Espanha lidera a lista.
"Não posso ficar lamentando", disse Blanc. "A Espanha hoje domina o futebol europeu, mas eu tenho que pensar em montar um grande time para a França."
Trata-se da única chave do classificatório europeu com cinco seleções. Os outros oito grupos têm seis equipes.
O campeão de cada chave garante vaga direta para o Mundial no Brasil. Os oito melhores segundos colocados se cruzam numa repescagem, em que quatro seleções garantem vaga em 2014.
França e Espanha, portanto, disputarão menos jogos que os integrantes das outras chaves -oito contra dez. Para compensar, os outros grupos terão os resultados contra o pior time da chave descartados na hora de definir os oito melhores segundos.
O mata-mata decisivo entre os vice-líderes de grupos será definido por intermédio de um sorteio. "Vamos jogar menos partidas, mas não tenho por que me preocupar. No final, vai fazer pouca diferença", afirmou Blanc.
As seleções da Espanha e da França lideram seus grupos nas eliminatórias da Euro-2012, que será disputada na Polônia e na Ucrânia.
Os espanhóis, atuais campeões também do continente europeu, dispararam no Grupo I, com 100% de aproveitamento e cinco vitórias.
A França é a líder do Grupo D, com 13 pontos, mas não conseguiu vencer Belarus (que está em seu grupo nas eliminatórias da Copa) nas duas vezes em que se enfrentaram: derrota por 2 a 0 e empate por 1 a 1. (MARTÍN FERNANDEZ, RODRIGO MATTOS, RODRIGO RÖTZSCH E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rivais em guerra nos anos 90, Sérvia e Croácia se encontrarão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.