São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STOP & GO
Melado

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Dizem que Montezemolo, apesar de todos os problemas, deixou a Áustria se gabando de que a Ferrari já tinha condições de prescindir de Schumacher.
Deveria, sim, se gabar de ter um homem na McLaren a seu serviço, mesmo sem esse sujeito estar na folha de pagamento da escuderia italiana.
Tem nome o que Coulthard fez no circuito austríaco. Nome, aliás, de baixo calão, que será evitado por esta coluna. O escocês não apenas tirou a vitória do próprio companheiro. Cometeu um suicídio esportivo.
Se já tinha pouca moral dentro da equipe para reclamar de apoio na luta pelo título, agora foi oficializado no papel de escudeiro, o que nunca deixou de ser.
Certas atitudes marcam um homem. Coulthard se entregou ao papel de segundo piloto quando deixou Hakkinen passar naquele polêmico GP de 1997, em Jerez de La Frontera.
Cedeu uma vez, cederá sempre. Pior, quando tentar algo diferente, vai se lambuzar, como fez há uma semana, em Zeltweg.
E quem está com os dedos grudando também é Irvine. Achou que sua segunda vitória poderia alçá-lo ao lugar do alemão e recebeu a resposta já no pódio.
Todt não apareceu, e Brow foi obrigado a abandonar o tipo recluso nos boxes para manter as aparências e vibrar no pódio.
Irvine, está claro, é um mal necessário para a Ferrari. Não é piloto para disputar título, ou pelo menos não foi contratado para esse tipo de missão.
Em uma situação ideal para a Ferrari, tem apenas que manter o campeonato em banho-maria para a volta de Schumacher. E, se o alemão não voltar ou voltar muito tarde, fazer apenas com a que a escuderia caia em pé.
Repetindo o que foi escrito no último sábado, resta a Irvine tentar reescrever essa história, algo que não conseguirá reclamando do time ou fazendo considerações sobre uma eventual aposentadoria de Schumacher.
Mas, a história prova, segundo piloto é segundo piloto.

NOTAS

F-3000
O modorrento campeonato deste ano pode dar o título a Nick Heidfeld, hoje, com inédita antecedência, na sétima corrida das dez programadas para esta temporada. A grande promessa alemã larga em sétimo, mas precisa chegar em segundo para assegurar o título. Max Wilson e Bruno Junqueira, de forma inédita também, ocupam a primeira fila hoje.

Diniz
O piloto brasileiro confirmou em Hockenheim que Sauber e Benetton negociam sua troca por Wurz para o ano 2000.

Indy
"Não perde mais Massimiliano Papis... Perde sim! Perde sim! Tony vai ganhar! Tony vai ganhar! Agora sim! Não perde mais Tony Kanaan..." O colega Teo José pagou o mico no último domingo, vítima de seu próprio bordão, na última curva da US 500, que premiou o piloto baiano com sua primeira vitória na categoria.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Vingança de Dodô foi apenas o começo
Próximo Texto: Pan-Americano: Broadway inspira bronze na patinação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.