São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hoyama cai, e tênis de mesa perde hegemonia nos anos 90

dos enviados a Winnipeg

Acostumado a voltar cheio de medalhas, o tênis de mesa do Brasil regressa de Winnipeg apenas com o bronze por equipes, no masculino e no feminino.
As chances de fazer bonito nesta edição acabaram na noite de anteontem no colégio Red River.
Primeiro, caiu Lygia Silva, 18, superada nas quartas-de-final pela representante do Canadá, Lijuan Geng, por 3 sets a 0 (parciais de 21/11, 21/7 e 21/10).
Depois, Hugo Hoyama, 30, que nesta década ficou com todos os títulos (Havana-91 e Mar del Plata-95) e jogava para se isolar como o brasileiro a conquistar o maior número de medalhas de ouro em Pans (tem 7 na carreira), acabou eliminado pelo chinês naturalizado argentino Liu Song.
O jogo foi muito equilibrado, e Liu Song ganhou com parciais de 24/22, 11/21, 11/21, 21/8 e 21/18.
"Desperdicei a chance da vitória no primeiro set. Reagi, mas contra um rival do nível do Liu Song você nunca pode falhar", declarou Hoyama, que reclamou de dores no ombro esquerdo.
Paulista de São Bernardo do Campo, ele passou fácil pelas eliminatórias das disputas individuais. O grande obstáculo surgiu a seguir, quando teve de enfrentar Liu Song, adversário que ele conhecia bem. Em seis confrontos anteriores, Hoyama tinha perdido quatro, o último deles no início deste Pan, no torneio por equipes, por 21/19 e 21/18.
Resta a Hoyama o consolo de continuar recordista com 7 medalhas de ouro, marca que divide com o ex-companheiro de equipe Cláudio Kano, que morreu em 1996 em acidente de moto.
O recorde de total de medalhas em Pans também é de Kano, com 12 (7 ouros, 3 pratas e 2 bronzes). E Hoyama é o terceiro (10, sendo 7 ouros, 1 prata e 2 bronzes), empatado com o nadador Gustavo Borges. (EA e MD)


Texto Anterior: Pan-Americano: Broadway inspira bronze na patinação
Próximo Texto: Automobilismo: F-1 volta a desafiar ação antitabagista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.