São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LOS GRINGOS ENZO PALLADINI

O Italiano já esquentou


A 1ª rodada exibiu que a Inter não é mais um bicho-papão e animou, em especial, o Milan


QUANTO MAIS quente, melhor. Até a semana passada, o Campeonato Italiano parecia definido antes de começar. Depois, tudo mudou.
O Milan contratou Ibrahimovic e está perto de formalizar a chegada de Robinho. Agora é um time que pode assustar os campeões. Rafa Benítez viu a vitória do Milan contra o Lecce com a magia de Ronaldinho e pediu novamente que Massimo Moratti contratasse um ou dois jogadores. O presidente da Inter não está com vontade de gastar dinheiro, e isso torna ainda mais feliz a torcida do Milan.
A Inter de José Mourinho nunca foi espetacular.
Aproveitou 100% as características dos seus jogadores e assim ganhava os jogos. O português trabalhou muito sobre a personalidade dos seus craques.
A Inter de Benítez é muito diferente. O treinador espanhol está trabalhando extensivamente sobre as táticas, mas os resultados não estão chegando ainda. A equipe de Milão perdeu a Supercopa da Europa e joga um futebol que não convence a sua torcida. Quando Maicon está ausente, como na noite passada, em Bolonha, ninguém é capaz de inventar futebol.
A esperança da Inter é o menino brasileiro Philippe Coutinho. Benítez acredita firmemente nas capacidades desse jogador, mas, para ser competitivo no Campeonato Italiano, Coutinho deve construir sobre seu esqueleto dez quilos de músculos a mais.
Mourinho acompanhava os jogos com o corpo, com a voz, com as mãos. Benítez está sentado no banco, assistindo, e escreve as notas. É um professor com pouca paixão. Deve ficar claro agora que a Inter de Milão de qualquer jeito é um grande time, mas perdeu aquele espírito de luta que trouxe triunfos na Itália e na Europa.
A difícil estreia da Inter em Bolonha, que terminou em um empate por 0 a 0, significa que agora o Campeonato Italiano é quente, muito quente.
O Milan pode pensar em ganhar o título. Também a Juventus pode vencer -a Juventus mesmo começou mal no último domingo, em Bari, ao perder para o time da casa por 1 a 0.
Outra verdade é que a Inter já tem saudade de Mourinho e das suas saudáveis loucuras. Ou, melhor, talvez seja o futebol italiano que tenha nostalgia de Mourinho. Só o Milan agradece e promete mostrar o quadrado mágico formado por Pato, Ronaldinho, Robinho e Ibrahimovic. Samba brasileiro e força sueca.


ENZO PALLADINI é redator-chefe de Esporte da rede de TV italiana Mediaset


Texto Anterior: Palmeiras: Com dores, Valdivia é dúvida para o duelo contra o líder Fluminense
Próximo Texto: Quase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.