São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

O retorno
Deputados que fizeram parte da CPI da CBF/Nike, encerrada em junho, se reencontraram ontem em nova comissão para analisar o projeto de lei 4.874, que institui o estatuto do esporte brasileiro. A proposta é a parte propositiva da extinta CPI.

Bandeira branca
Apesar de contar com Sílvio Torres (PSDB-SP), Aldo Rebelo (PC do B-SP), Jurandil Juarez (PMDB-AP) e Eduardo Campos (PSB-PE), adversários da CBF, a nova comissão, desta vez, deve atuar em paz com os deputados ligados a clubes e federações, como José Rocha (PFL-BA) e Nelo Rodolfo (PMDB-SP).

Limitação
A CBF deve editar até o final desta semana a Resolução de Diretoria que regulamenta a criação das ligas. A RDI só permitirá uma liga por região, embora já haja duas no Centro-Oeste.

Pregação
Eurico Miranda não convenceu os conselheiros do Vasco, mesmo após discursar por duas horas e meia, em reunião do Conselho Deliberativo na noite de anteontem, de que o clube não tem problemas financeiros.

Pregação 2
Sem permitir apartes, disse que o Vasco não deve salários, não tem dívidas e é credor do Bank of America. Mas não mostrou documentos. No discurso, Eurico não poupou insultos aos senadores da CPI do Futebol.

Gangorra
O empresário Olavo Monteiro de Carvalho, conselheiro do clube, estava disposto a ajudar financeiramente o Vasco, mas, após o discurso, voltou atrás.

Contra
Aloísio Costa, auditor da Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e conselheiro vascaíno, já começou a encabeçar um movimento de oposição a Eurico.

Perícia
O clima na PSN anda tenso. O HMTF, dono da emissora, estuda novos cortes, inclusive no site da empresa. Não ficou satisfeito com o resultado da auditoria interna feita no Brasil.

Contas
Para o fundo, os investimentos no país -US$ 1 bilhão- não foram bem conduzidos. A Muller Sports Group, que ajudava a administrar a PSN, caiu fora da operação. O objetivo agora é passar o site, incluindo o do Corinthians, adiante.

Pré-gol
O São Paulo já começou perdendo de 1 a 0 o clássico contra o Corinthians que será disputado no sábado. Enquanto, no início da tarde, os dirigentes corintianos já sabiam que o jogo seria em São José do Rio Preto e se preparavam para isso, os são-paulinos, até por volta das 17h, diziam desconhecer a alteração.

Alhures
Como o mando é do São Paulo, o diretor de futebol José Dias insistia em dizer que o jogo seria no estádio do Morumbi.

Gato...
A diretoria corintiana está intrigada. Luxemburgo tem passado horas ao telefone com amigos cariocas "influentes". Entre eles Ricardo Teixeira, afastado da presidência da CBF e investigado pela CPI do Futebol.

...escaldado
A cúpula corintiana teme que Luxemburgo esteja buscando uma reaproximação para voltar à seleção. Afinal, o técnico tinha se oferecido anteriormente para treinar o Cruzeiro, o Palmeiras e o Santos. O HMTF já começa a manifestar sua insatisfação.

Amigo do peito
O novo gerente de futebol do Corinthians, Luiz Henrique de Menezes, contratado a pedido de Luxemburgo, desengavetou antigo projeto do técnico, parado por "motivos econômicos". Negocia a contratação de uma empresa para abastecer o clube com estatísticas de jogos.

Sobremesa indigesta
Um almoço para discutir a crise financeira do Sport acabou forçando os cerca de 500 convidados a doar R$ 200 cada um para salvar o time. A coleta começou logo após a degustação.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do presidente do Santa Cruz, José Mendonça, tentando justificar o fracasso da equipe pernambucana no Campeonato Brasileiro deste ano:
- Juntamos o que havia de pior no futebol.

CONTRA-ATAQUE

O treinador pop

O técnico Luiz Felipe Scolari testou a sua popularidade ontem, em plena hora do rush, num dos pontos mais movimentados do Rio de Janeiro, ao deixar a sede da CBF, onde foi preparar a lista dos jogadores brasileiros que serão convocados hoje para o jogo contra a Bolívia, no dia 7 de novembro.
Abordado na saída pelos jornalistas, disse que apenas Antônio Lopes daria entrevistas, sem se dar conta de que o coordenador técnico da seleção o esperava no cruzamento da rua da Alfândega com a avenida Rio Branco. Eram 18h30.
Felipão foi cercado rapidamente por torcedores, que pediam autógrafo. Passageiros de ônibus que passavam pelo local, aos gritos, pediam a convocação do atacante Romário.
O treinador passou o maior constrangimento quando foi parado pela advogada Marlene Nóbrega, que advertiu:
- Vê se não chama mais o Vampeta porque ele não joga nada. Se for convocado, vou te achar e dar um cascudo.
Sem graça, Felipão a abraçou e acabou ganhando um beijo.



Próximo Texto: Santos tem o CT invadido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.