São Paulo, sábado, 31 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo começa hoje a disputar torneio à parte

Equipe não enfrenta mais adversários que estão na luta pelo título do Brasileiro

Contra os 6 rivais que ainda faltam até o fim do torneio, o time de Ricardo Gomes conseguiu 6 triunfos no primeiro turno do Nacional


Washington, artilheiro do São Paulo no Nacional, com 11 gols

MARTÍN FERNANDEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo começa hoje, contra o Barueri, a disputar o seu "próprio" Campeonato Brasileiro. O time não enfrenta mais concorrentes diretos ao título até a final da competição. E, nas próximas seis partidas, joga contra seis times que derrotou no primeiro turno.
A distância para o líder Palmeiras é de dois pontos -57 a 55. O que, segundo o técnico Ricardo Gomes, dá tranquilidade para o São Paulo se concentrar apenas em seus próprios jogos até a última rodada.
"Cada rodada vale três pontos, não é? Então só vou pensar em torcer contra os outros no último jogo", afirmou. "Quando a distância era de cinco pontos para o primeiro eu estava preocupado, porque o campeonato podia acabar mais cedo. Agora, vai até o último jogo."
No primeiro turno, a arrancada do São Paulo rumo aos primeiros lugares começou após uma vitória (2 a 1) sobre o Barueri, que até então estava invicto em seu estádio.
Depois vieram outros cinco triunfos seguidos, contra Sport e Vitória fora de casa e Grêmio, Botafogo e Goiás no Morumbi.
Agora, o São Paulo enfrenta os mesmos seis adversários, mas com o mando de campo invertido. Enquanto isso, seus rivais terão confrontos diretos.
O Palmeiras ainda joga contra o Atlético-MG, 3º colocado, que por sua vez ainda pega, Internacional e Flamengo.
"O fato de jogar contra times que não brigam mais por título ou Libertadores não quer dizer nada", desconversou Ricardo Gomes. E citou tropeços recentes dos rivais para justificar. "O Flamengo perdeu para o Barueri e o Atlético-MG perdeu para o Fluminense, lanterna."
O técnico disse ainda que a "falta de pressão" sobre os adversários pode ser um obstáculo para o São Paulo. "O Barueri não tem mais com que se preocupar, pode jogar futebol tranquilamente. Fizeram isso contra o Flamengo e ganharam."
Segundo Jorge Wagner, o fato de jogar contra adversários "de menos expressão" já é tema de conversas no grupo. "É um jogo tão decisivo quanto os outros", disse. "Você precisa respeitar da mesma maneira."
Para o jogo de hoje, o treinador não poderá contar com Richarlyson, que sofreu contusão na coxa direita e desfalca o time pelas próximas três semanas.
"Não vai ter problema porque eu já tive que fazer essa mudança durante o jogo", comentou Gomes. "E também tenho a volta do Arouca, que ficou fora dos últimos treinos porque estava com conjuntivite."
A tendência é Junior César entrar na ala-esquerda, com Jorge Wagner deslocado para o meio, ao lado de Jean e Hernanes. Adrian Gonzalez será de novo o ala pela direita.
O técnico descartou a possibilidade de poupar jogadores. Rogério, que cumpriu suspensão contra o Internacional por ter sido expulso contra o santos, volta ao time.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Crepúsculo no Pinguim
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.