São Paulo, segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Do começo ao fim

"Encontrei com um amigo e, papo vai, papo vem, rolou algo a mais. Ele encostou o pênis na entrada da minha vagina, mas não entrou. A gente estava sem camisinha. Há risco de contaminação por Aids?"

"Saí com oito garotas nesses dias. Com uma delas, usei camisinha apenas em uma parte da transa e não ejaculei dentro dela. Quais as chances de ela engravidar? Estou preocupado porque ela estava no período fértil."

Duas dúvidas de leitores que contam que a camisinha não estava presente em pelo menos parte de suas transas. Essas situações retratam a relação que muitos jovens têm hoje com o uso do preservativo: sabem que ele é necessário, mas jogam com uma margem de risco.
Por que não usar camisinha do começo ao fim? Muitos motivos podem ser citados: a dificuldade de interromper a fase de excitação das preliminares, a falsa ideia de que camisinha só no final já garante segurança, a suposta confiança no parceiro, algumas doses a mais de bebida, entre outros tantos.
Mas, na vida real, a coisa não deveria ser assim. O ideal é que, a partir do momento em que o casal parte para uma penetração, a camisinha deveria ser usada, para diminuir a chance de uma gravidez indesejada e de uma DST (doença sexualmente transmissível).
Explico: usar camisinha só no final do sexo expõe o casal a uma troca de secreções em parte da transa, que podem facilitar a transmissão de uma DST; e, na eventualidade de espermatozoides escaparem pelos líquidos pré-ejaculatórios, haveria um risco possível de gravidez.
Um simples contato externo do pênis com a vagina não traz risco de transmissão de Aids, mas, se esse momento for mais intenso e prolongado, poderia haver o problema de transmissão de outras DSTs, como HPV.
E mais: as situações de que estamos tratando falam apenas de limites teóricos, ou seja, quem garante que, na hora do prazer, o garoto que está sem camisinha na entrada da vagina não vai tentar uma penetração? Ou, ainda, que no momento da penetração o homem vai conseguir se segurar e não ejacular antes da hora? No calor do momento, todos esses limites podem cair por terra.


Texto Anterior: Dança: Senhora do anel
Próximo Texto: Uma semana entre os "geeks"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.