São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Flashes que mostram a vida por inteiro

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

O grande romancista Joseph Conrad é autor de alguns livros irrecusáveis. "Coração das Trevas" é talvez o mais famoso, hoje. É dele também um comentário irônico genial: certa vez, tendo publicado um livro bastante longo, um crítico meteu o pau nele, justamente pela extensão do romance.
Na apresentação do livro seguinte, ele respondeu ao crítico: disse que, de fato, o romance tinha ficado meio grande. E que, pensando bem, a história de toda a humanidade podia ser contada em pouquíssimas palavras: "Eles nasceram, sofreram e morreram...". Mas, disse ele, quanta vida se esconde atrás dessa simplicidade!
Até parece que João Gilberto Noll ouviu os comentários de Conrad. De coração alerta, ele se pôs a observar a vida de gente miúda, que, em determinados momentos de sua trajetória, justifica totalmente sua existência.
Noll exercitou-se nesse trabalho, sempre escrevendo contos muito curtos, de até 130 palavras cada, aqui mesmo, na Folha. Em cada um desses rápidos flashes, lemos um retrato por inteiro da vida, esta mesma que nos cabe viver e que ele conseguiu tornar mais interessante.

Mínimos, Múltiplos, Comuns
Autor: João Gilberto Noll
Editora: Francis (tel. 0/ xx/11/3815-4956)
Quanto: R$ 56



Texto Anterior: Folhateen explica: Lula organiza dança das cadeiras no governo
Próximo Texto: Orelha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.