São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comportamento

Enfeitiçados

Nos preparativos dos fãs para a chegada dos novos livro e filme de Harry Potter tem de tudo, até viagem pelo Reino Unido

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O quinto filme do Harry Potter, "A Ordem da Fênix", só chega aos cinemas no dia 11 de julho. Mas os fãs da série já têm ingresso garantido para a primeira sessão... em Londres. As amigas Lorena Andrade, 18, e Victória Felton, 16, não se contentaram em assistir à estréia em Salvador, onde moram. Elas vão para a Inglaterra, com mais 30 pessoas, no dia 11.
A viagem inclui sessões de cinema em Londres, passeios por Manchester, Liverpool e Edimburgo, onde o grupo vai fazer o trajeto de trem que serviu de inspiração para a autora J.K. Rowling escrever a série.
"Tudo de Harry Potter está lá: a inspiração, as gravações, as maiores festas", diz Lorena, que ganhou a viagem de presente dos pais e da avó.
Para Victória, a viagem é o presente de 15 anos. "Eu não queria festa de debutante, queria viajar, mas, na época, não rolou. Quando descobri essa excursão, em abril, achei perfeito", conta a estudante.
Para ela, o encanto pela série vai além da magia. "Os livros falam muito sobre religião pagã, sobre a história da Inglaterra, sobre preconceito. Há muita coisa por trás das aventuras", defende a garota, que também curte autores como Virginia Woolf e Oscar Wilde.
Ansiosa para desvendar os mistérios do último livro, ela está participando de um bolão promovido pelo site Potterish e aposta que Ron e Hermione ficam juntos no final.
Diogo dos Santos, 17, é outro concorrente no bolão (cujo prêmio será em dinheiro virtual, para ser usado apenas no site). Sua principal aposta é que Harry não morre no final.
Fã há cinco anos, ele encomendou o livro sete, "Harry Potter e as Relíquias da Morte" em fevereiro, logo que a pré-venda foi anunciada. "Entrei num curso de inglês só para isso. Quando o livro sair, não vou mais entrar na internet até terminar a leitura. Acho que em duas semanas eu consigo", diz.
Bem mais modesta é a estudante Lilian dos Anjos, 18, que vai assistir à estréia aqui em São Paulo, com um grupo de pelo menos 200 fãs. O evento, feito pelo fã-clube Hogfriends, contará ainda com um concurso de cosplay. "Quero ver a reação das pessoas, acho que vai ser divertido", diz Lilian, que encarnará Gina Weasley.
Mais do que a estréia do filme, é o lançamento do último livro da série, no dia 21, que tem deixado a garota mais ansiosa. "Li o quinto livro em inglês, sem nunca ter feito curso. Quero ler o último em inglês também, não vou agüentar esperar a edição brasileira [prevista para 10 de novembro]", diz.

Desinteresse
Enquanto uns não se agüentam de ansiedade, outros dão de ombros para Hogwarts. Ex-fã da série, André Mattana, 19, deixou de acompanhar o bruxinho justamente quando o livro "A Ordem da Fênix" saiu.
"Talvez eu tenha amadurecido mais do que os personagens. Acho que até houve um avanço nos livros, mas não a ponto de manter o meu interesse", diz.
André não está só. Até para Rupert Grint, o Ron, a série perdeu a magia. "No começo eu era um grande fã dos livros. [Hoje] não é mais a mesma coisa", desabafou durante a entrevista coletiva.


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: 02 Neurônio: O fim do mundo e o amor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.