São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 Neurônio

>>Jô Hallack >>Nina Lemos >>Raq Affonso -
02neuronio@uol.com.br

O fim do mundo e o amor

DIZEM QUE o mundo vai acabar. Nunca pensamos que estaríamos vivas neste momento quase bíblico. Mas estamos. E, calma: esta não é mais uma coluna sobre o quão importante é fechar a torneira quando você for escovar os dentes. O mundo está acabando faz tempo, e isso não tem nada a ver com o fim da água ou o buraco na camada de ozônio.
E o aquecimento global? O aquecimento global é só um jingle de comercial. Sim, outro dia assistimos a uma propaganda de cursinho que falava que o lance era ser um "cidadão bacana e ecologicamente correto". E, no final, avisava: "Estude conosco". O aquecimento global virou anúncio de banco. Uma instituição financeira já fez uma campanha apelando para as mudanças do mundo. "É hora de fazer diferente", clamam os banqueiros. Mas cobrando os juros iguais.
O aquecimento global virou uma bolsa incrível feita de lona, que você compra porque é mais ecologicamente correta do que a de plástico. E que custa caro, porque é da grife da modinha. O aquecimento global virou slogan de camiseta. Sim, o consumismo parece não ter nada a ver com o aquecimento global. Comprem carros, roupas, comprem muito. Como se consumir não tivesse nada a ver com isso. Ah, e fechem a torneira na hora de escovar os dentes.
Ligamos a TV. Um repórter foi fazer matéria sobre o aquecimento global no sertão da Paraíba. Fingiu que era do caminhão pipa e ficou sonegando água para as senhoras de uma vila, falando que a água tinha ficado cara, pois era um bem escasso. Depois, começou a rir, explicando que era uma brincadeira, só para mostrar como ia ser "no futuro", quando a água faltasse. Depois, foi até uma casa e tomou um banho de cuia -pois é assim que as pessoas se banham naquela cidade. Olhou para a câmera e falou: "Se a gente não cuidar do mundo, é assim que vai ser". Alguém avisa para o sujeito que a água já falta no sertão da Paraíba. E que a gente não estava nem aí para isso, certo?
Talvez a única coisa boa do (hype) do aquecimento global seja que o fim do mundo, finalmente, vai nos ajudar na hora das conquistas amorosas.
- Vem, meu amor, não vamos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Afinal, o mundo está acabando!

momento de histeria

Nós adoramos papel reciclado

Texto Anterior: Comportamento: Enfeitiçados
Próximo Texto: Livro: Mergulhado na penseira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.