São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

ESTANTE

Livro reúne teatro, fotos e memórias de aventuras dentro de um barril

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Se fosse preciso inventar, talvez a gente nunca descobrisse um formato tão interessante quanto o do livro. Pense bem: uma pilha de folhas presas por um de seus lados, permitindo o acesso a todas e a cada uma delas. E nas folhas pode entrar quase tudo o que a humanidade sabe fazer: contar histórias, relatar fatos reais; apresentar fotos, em sequência ou não, rabiscar.
No livro, cabe até mesmo uma experiência singularíssima e divertida, mistura de memória com texto teatral, entremeada com um monte de fotos de uma mesma mulher e opiniões sobre o desempenho dela na tal peça. Estamos falando de "Por Água Abaixo", de Ângela Dip, atriz, já com alguma quilometragem rodada, que, nesse livrinho, conta sua radical e divertida experiência com a peça de mesmo nome.
O livro conta como Ângela teve a idéia de fazer a inusitada peça. Estava pensando em criar algo que fizesse diferença quando se lembrou de um barril que usara numa encenação. Aí soube que uma maluca chamada Annie Taylor, aos 63 anos, atirou-se das cataratas do Niágara em um barril. Uma coisa puxou a outra: sua vontade de fazer algo interessante misturada com o exercício de atuar metida dentro do barril dizendo coisas instigantes e, naturalmente, meio amalucadas.
O resultado é uma peça que deve ser engraçadíssima (confesso que não vi), agora à nossa disposição.

E-mail: fischerl@uol.com.br

"Por Água Abaixo"
Autor: Ângela Dip
Editora: Terra Virgem
Quanto: R$ 10

Eu leio

Samambaia baixista do Planta & Raiz

"A Ilha Perdida", Maria José Dupré

"Li quando ainda era moleque, mas foi um livro que me marcou bastante por ter uma narrativa que arrasta o leitor para dentro da história."



Texto Anterior: Folhateen explica: Rio +10 discute formas de salvar o planeta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.