São Paulo, segunda-feira, 03 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NA ESTRADA

MAYRA DIAS GOMES - mayradiasgomes@uol.com.br

Bom dia, hoje é 3 de janeiro de 2011

VOCÊ JÁ teve dois dias para se recuperar do Réveillon e está lendo o jornal. Parabéns, esse é um bom começo. Como em todo mês de janeiro, deve estar pensando nas promessas que fez no final do ano que passou. Agora é a hora de fazer aquela pergunta: vou seguir minhas resoluções de Ano-Novo, ou vou desistir por aqui?
Talvez você queira perder peso, talvez queira parar de fumar ou de beber. Talvez queira tirar notas melhores, e parar de se apaixonar por babacas. Contudo, o fato é que não basta que você queira que algo aconteça, você também precisa ter um plano. Senão, no final de fevereiro, não vai lembrar de mais nada.
Conversei com um escritor de autoajuda e com um psicólogo para pedir dicas.
"Você deve acreditar que o que você quer já aconteceu", disse o escritor. "Visualizar o que quer e sentir-se grato por ter conseguido aquilo. Se quiser uma casa nova, olhe todos os dias para uma foto da casa e imagine-se nela, sorrindo."
O psicólogo descartou a filosofia.
"Esse pensamento pode ser prejudicial. Se você quer emagrecer e olha todos os dias para o retrato de uma modelo magra, só isso não lhe ajudará. E não conseguir mudar sua forma física com facilidade pode trazer um senso de falta de autocontrole. Eu diria que a chave é a organização. Ter um plano de como irá atingir sua meta até o fim do ano, e todos os dias anotar seu progresso ou regresso. Além disso, ter o apoio de alguém que sempre cobrará este progresso, e pensar em saídas de emergência para possíveis momentos de crise."
O melhor plano pareceu óbvio. Juntar a forte crença de um com a praticidade do outro, e dar o melhor de mim: sonhar, olhar para fotos que representam o que desejo, agradecer, manter um plano diário, anotá-lo em um caderninho e, em momentos de crise, visitar a terapia.
Boa sorte em 2011!


Texto Anterior: Metamorfose
Próximo Texto: Eles cresceram
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.