São Paulo, segunda, 3 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garoto sente "algo diferente" por um amigo e fica confuso

ROSELY SAYÃO
especial para a Folha

"Tenho 18 anos, ano passado fiquei amigo de um carinha de 16 e, desde então, venho sentindo algo diferente por ele, algo que é terno e, talvez, até infantil. No começo achei que era alguma coisa relacionada com amizade, mas agora não sei. Pode ser algo mais, embora eu nunca o tenha desejado sexualmente. Eu sempre gostei, e gosto, de mulheres, mas parece que as coisas mudaram um pouco e me sinto confuso. O que é isso que sinto por ele?"
² resposta Você sente algo infantil por seu amigo? O que você quer dizer com isso? Não dá para você e ele, com a idade que têm, sentirem algo infantil um pelo outro. A não ser que você qualifique de infantil todo sentimento que não tenha tesão envolvido. Será que é mesmo só amizade o que você sente por ele? Se fosse, você teria alguma dúvida? É quase certo que ninguém tem dúvidas quando sente apenas amizade por outra pessoa. A não ser quando se tem 12, 13, 14 anos. Você está é com receio de que não seja apenas amizade.
E por que o receio? Porque, se não for, você vai ter de encarar o desejo por uma pessoa do mesmo sexo, e aí começam os problemas. O primeiro deles, e um dos mais fortes, é o preconceito. Ainda hoje há gente que acha que homossexual não é normal. Como você foi educado nessa sociedade, sabe disso. Mas essa idéia é fruto de puro preconceito. Ser homossexual não é ser doente nem anormal. E quem pensa assim, pode acreditar, acha que tudo o que é diferente dele não é normal. Para você começar a descobrir o que sente, precisa encarar e superar seus próprios preconceitos.
Sem dúvida que é barra pesada ter de encarar o fato de ser diferente da maioria das pessoas. Mas é possível, sim, remar contra a maré, se isso vai fazer a diferença entre você viver de modo coerente com o que você pensa e sente ou dedicar toda a sua vida a viver como os outros querem ou esperam que você viva. A confusão que você está vivendo é sua mesmo ou fruto de tudo o que você já ouviu falar a respeito de homossexuais? Essa é a pergunta que você precisa se fazer para poder ver e compreender com mais tranquilidade o que está acontecendo. E não se assuste com a confusão e as dúvidas, elas são normais, todos têm, a não ser os que preferem viver com as certezas. Esses dificilmente se descobrem.
²


Rosely Sayão, 48, é psicóloga e autora dos livros "Sexo é Sexo" (ed. Companhia das Letras, 1997) e "Sexo: Prazer em Conhecê-lo" (ed. Artes e Ofícios, 1995). Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou mande sua mensagem pela Internet para o e-mail roselys@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.