São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Cumplicidade é tudo

"Tenho 17 e sofro muito com a TPM. Sempre dez dias antes da minha menstruação fico super irritada, frágil, sentimental e muito chorona. Como lidar com essas tensões? Meu namorado sempre acha que ele é o problema!"

"Tenho 20 e namoro uma garota de 19, que é virgem. Eu perdi minha virgindade com uma mulher mais experiente. Queria saber o que posso fazer para que a primeira vez da minha namorada seja perfeita."

VOCÊS PERCEBERAM que o tema da semana são jovens casais em busca de maior cumplicidade para que a vida a dois possa se tornar mais intensa e mais bacana? Ponto para eles! Boa parte das dificuldades e encanações que os namorados enfrentam podem e devem ser divididas.
A primeira garota sofre com os sintomas de uma recorrente TPM (tensão pré-menstrual). O namorado não consegue entender o que acontece e acaba se culpando. Explicar para ele que essas variações de comportamento são mais acentuadas em algumas mulheres é um bom começo. Não é culpa de ninguém! É apenas a forma que o corpo está lidando com as variações hormonais.
Mas tem remédio? Um estilo de vida mais saudável parece contribuir para uma melhora da TPM. Menos cafeína e gordura na alimentação, mais frutas e legumes e uma atividade física regular podem atenuar algumas sensações da TPM. Já em situações mais complicadas é bom conversar com um ginecologista.
Hoje, várias medicações são usadas para tentar reduzir o impacto da TPM. Pílula anticoncepcional, diuréticos (que estimulam maior eliminação de líquido) e até substâncias antidepressivas são empregados. A última novidade é uma pílula tomada por mais dias, que reduz o tempo de variação hormonal e que, portanto, pode reduzir os sintomas. Converse com seu médico!
O segundo leitor está preocupado em transformar a primeira vez da namorada em uma experiência perfeita, inesquecível. A preocupação dele é, de fato, tocante, mas cá para nós, carregada de muita responsabilidade. Tudo bem que todo mundo quer que a primeira vez seja gostosa, mas daí a ser perfeita é um longo passo.
Toda vez que a gente cria uma expectativa exagerada em relação ao sexo, nossa ansiedade dispara, e a chance de ela atrapalhar na hora H aumenta muito. Que tal relaxar, escolher o momento que os dois estão a fim e se preocupar somente em curtir, sem muitas peripécias nem fogos de artifício? Com carinho e intimidade, as eventuais dificuldades dela (como dor, desconforto e tensão) tendem a diminuir. Mais: essa vai ser apenas a primeira vez. E sexo melhora com o tempo, certo?


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.