São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livro

Harry Potter e o título revelador

Fim do mistério: o sétimo livro vai se chamar "Harry Potter e as Relíquias da Morte"

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

O nome mudou e agora dá uma pista mais clara sobre o que será o aguardado sétimo livro da série bilionária de J.K. Rowling: "Harry Potter e as Relíquias da Morte" ("and the Relics of Death"). O título foi sugerido pela própria escritora em razão da dificuldade de traduzir para outros idiomas o enigmático "Harry Potter and the Deathly Hallows" -que permanece assim, em inglês.
Quando ela anunciou o título original, pouco antes do Natal passado, muita gente não entendeu nada do que ele tratava por trazer uma palavra bem incomum no inglês: "hallows".
No site jkrowling.com, J.K. nem pensa em ajudar: "Qualquer explicação sobre o significado de "hallows" entregaria muito da história", disse.
A tradutora da série no Brasil, Lia Wyler, havia sugerido a tradução "Insígnias Mortais", pois, segundo ela, "hallows são insígnias [símbolos, sinais] de poder, e o sétimo livro deve mostrar a busca de Harry pelas horcruxes remanescentes -os objetos que contém fragmentos da alma de Voldemort [inimigo de Harry] e lhe garantem a imortalidade". Bom, pelo menos é assim que o sexto livro ("Enigma do Príncipe") termina. Seriam, então, esses objetos as tais relíquias da morte?
Outros indícios de como será o sétimo livro também podem ser vistos nos diferentes nomes registrados em cartório pela editora inglesa de J.K. (muitos deles são falsos e servem apenas para confundir os leitores).
Por exemplo, "Vingança de Dumbledore" (estaria o sábio bruxo vivo?) ou "Herdeiro de Grifinória" (Harry?). Além desses, o escritório inglês de advocacia Field Fisher Waterhouse, que cuida de direitos autorais, ainda registrou, em dezembro passado, outros dois nomes, além de "Deathly Hallows". São eles "Heart of Ravenclaw" ("Coração de Corvinal") e "Deadly Veil" ("Veia Mortal").
O livro, em inglês, sai no dia 21 de julho. E o destino de Harry Potter se revelará.


Texto Anterior: 02 Neurônio: A lua-de-mel e o blog
Próximo Texto: O diário de princesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.