|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Jovens em alta velocidade
JOVENS PILOTOS CORREM ATRÁS DO SONHO DE ENTRAR NA ACADEMIA DA FERRARI
ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os pilotos da Fórmula Future são todos adolescentes e
correm atrás de um sonho caro. Nas pistas dessa categoria-escola do automobilismo,
o primeiro a chegar garante
uma vaga na Ferrari Drivers
Academy, a escola de treinamento da escuderia mais cobiçada da Fórmula 1.
Mais: quem sobe no pódio
tem a chance de participar de
uma temporada da Formula
Abarth, na Itália, em 2011.
O investimento é alto: o
preço total da temporada é
estimado em R$ 280 mil,
computados gastos com carro, treino e equipamento.
Durante as competições
oficiais, os pilotos alugam os
carros da produção da competição. Com isso, a manutenção do carro e o serviço
dos mecânicos são feitos por
uma equipe da Fórmula Future comum a todos. Os dias
de treino são pagos à parte.
O objetivo é dar condições
iguais para saber quem, de
fato, dirige melhor.
O primeiro colocado da
competição hoje é o paulista
João Jardim, 17. Ele corre há
três anos e começou na categoria de kart. "Ser piloto é a
minha paixão. Quem quer
ser médico, estuda medicina,
mas a gente aprende aqui, na
prática, a aproveitar tudo o
que as máquinas podem oferecer", contou ao Folhateen.
O carioca Nicolas Costa,
18, se esforça na empresa de
esquadrias do pai para garantir pelo menos dois treinos antes de cada disputa.
Um dia de treino no autódromo custa, em média, R$
3.500. Para complementar o
treinamento, Nicolas vai à
academia, joga uma espécie
de videogame para pilotos e
assiste a vídeos de corridas
antigas. Todos os dias, dorme pontualmente às 22h, outra prática do treinamento.
"Eu só tenho 16 anos e um
mundo de responsabilidades", conta o estudante e piloto Johilson Pavlak. "Corro
porque gosto do desafio, da
pressão. É muita adrenalina
ter que resolver um problema
mecânico durante a disputa", conta. E o medo? "Para
correr, não pode ter medo",
explica Felipe Apezzatto, 18.
A Fórmula Future começou em maio, no Rio de Janeiro, e já passou por Londrina,
São Paulo e Curitiba.
Para o padrinho da categoria, Felipe Massa, a disputa
está apertada. "Em Interlagos [em São Paulo], Nicolas
foi o melhor", disse o piloto
da Ferrari. Mas não é exagero
dizer que tudo muda muito
rápido nessas corridas.
A final é em dezembro, em
Santa Cruz do Sul (RS).
Texto Anterior: Kristen Stewart - "Joan Jett me mandou transar com a guitarra" Próximo Texto: Tocando para fora Índice | Comunicar Erros
|