São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jovens em alta velocidade

JOVENS PILOTOS CORREM ATRÁS DO SONHO DE ENTRAR NA ACADEMIA DA FERRARI

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os pilotos da Fórmula Future são todos adolescentes e correm atrás de um sonho caro. Nas pistas dessa categoria-escola do automobilismo, o primeiro a chegar garante uma vaga na Ferrari Drivers Academy, a escola de treinamento da escuderia mais cobiçada da Fórmula 1.
Mais: quem sobe no pódio tem a chance de participar de uma temporada da Formula Abarth, na Itália, em 2011.
O investimento é alto: o preço total da temporada é estimado em R$ 280 mil, computados gastos com carro, treino e equipamento.
Durante as competições oficiais, os pilotos alugam os carros da produção da competição. Com isso, a manutenção do carro e o serviço dos mecânicos são feitos por uma equipe da Fórmula Future comum a todos. Os dias de treino são pagos à parte.
O objetivo é dar condições iguais para saber quem, de fato, dirige melhor.
O primeiro colocado da competição hoje é o paulista João Jardim, 17. Ele corre há três anos e começou na categoria de kart. "Ser piloto é a minha paixão. Quem quer ser médico, estuda medicina, mas a gente aprende aqui, na prática, a aproveitar tudo o que as máquinas podem oferecer", contou ao Folhateen.
O carioca Nicolas Costa, 18, se esforça na empresa de esquadrias do pai para garantir pelo menos dois treinos antes de cada disputa.
Um dia de treino no autódromo custa, em média, R$ 3.500. Para complementar o treinamento, Nicolas vai à academia, joga uma espécie de videogame para pilotos e assiste a vídeos de corridas antigas. Todos os dias, dorme pontualmente às 22h, outra prática do treinamento.
"Eu só tenho 16 anos e um mundo de responsabilidades", conta o estudante e piloto Johilson Pavlak. "Corro porque gosto do desafio, da pressão. É muita adrenalina ter que resolver um problema mecânico durante a disputa", conta. E o medo? "Para correr, não pode ter medo", explica Felipe Apezzatto, 18.
A Fórmula Future começou em maio, no Rio de Janeiro, e já passou por Londrina, São Paulo e Curitiba.
Para o padrinho da categoria, Felipe Massa, a disputa está apertada. "Em Interlagos [em São Paulo], Nicolas foi o melhor", disse o piloto da Ferrari. Mas não é exagero dizer que tudo muda muito rápido nessas corridas.
A final é em dezembro, em Santa Cruz do Sul (RS).


Texto Anterior: Kristen Stewart - "Joan Jett me mandou transar com a guitarra"
Próximo Texto: Tocando para fora
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.