São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Projeto verão

FELIZ ANO NOVO! Entra ano, sai ano, e as pessoas continuam a não se cuidar como deveriam em suas férias de verão. A gente organizou nesta primeira coluna do ano algumas dicas importantes para quem está na praia e quer curtir o mês de janeiro de maneira mais saudável. Vamos lá:


Cuidado com o sol!
Cada vez mais os cientistas têm certeza de que o excesso de sol não faz nada bem para sua pele.
Envelhecimento, ressecamento, rugas, manchas e até maior chance de câncer de pele são alguns dos efeitos nocivos das radiações emitidas pelo sol. No verão, esse índice de radiação é mais alto e as pessoas correm mais riscos. Por isso é importante evitar exposição ao sol entre as 10h e as 16h, passar fotoprotetor com FPS (fator de proteção solar) maior que 15 meia hora antes de ir para a praia, reaplicar o produto a cada duas ou três horas (principalmente se entrar na água ou transpirar muito), usar bonés e chapéus e não se esquecer dos óculos escuros com lente com proteção contra raios UV.


Beba líquidos!
No calor aumenta a perda de água pelo nosso corpo. Com isso existe um risco maior de desidratação. É fundamental, então, que as pessoas tomem líquidos ao longo do dia (água, sucos, isotônicos e água de coco são os mais indicados). Os refrigerantes têm muitas calorias e podem acabar facilitando o ganho de peso. Não se esqueça de que bebidas alcoólicas têm um efeito diurético, ou seja, elas aumentam ainda mais a eliminação de água na forma de urina. Quem bebe álcool tem que se hidratar ainda mais do que se não bebesse!

Calor estraga alimentos
O calor do verão tende a acelerar o processo de multiplicação de micro-organismos e, consequentemente, aumenta a velocidade de deterioração dos alimentos. Tente deixar os alimentos (como laticínios) o menor tempo possível fora da geladeira. Evite também comprar comidas de estabelecimentos que têm padrões de higiene e cuidados básicos que deixam a desejar. O índice de intoxicações alimentares no verão tende a aumentar muito! Vômitos, diarreia e mal-estar são alguns dos sintomas.

Evite mosquitos!
Andou chovendo muito nesses últimos meses e a chance de uma nova epidemia da dengue está batendo na porta de algumas cidades do país. Evite deixar que a água parada se acumule em sua casa e nas residências dos seus vizinhos, assim, a chance da larva do mosquito se proliferar é menor.
Outros mosquitos podem ser evitados com uso de repelentes, telas, mosquiteiros e cuidados maiores na hora do amanhecer e do entardecer. Fique esperto para não acabar sofrendo sem necessidade em suas férias, certo?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: TV: Os melhores piores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.