São Paulo, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas

Depois da saudável polêmica Brasil x terra estrangeira, é hora do imperdível massacre do Folhateen

Clones???
"Sou fã viciado em "Lost", já assisti a todos os episódios (até o sexto da terceira temporada). Mas, fala sério, o único que realmente se parece com alguém da ilha é a cachorra Mila, a clone do Vincent... Se a matéria fosse por estilo parecido, podia ser. Mas de aparência, só a Mila."
VINÍCIUS BARRADAS CUTLAC, 16, Sales Oliveira, SP

O que isso interessa?
"No meio de tanto preconceito e falta de interesse, em vez de uma matéria de capa dizendo "É bom conhecer" ou "Viva Jorge Amado", o que eu vejo é uma matéria que não tem nem pé nem cabeça... As personagens da matéria, pra começo de conversa, não tem nem semelhança física com os caras do "Lost". Não teve nem conteúdo nisso! Quem liga se tem um Zé na praia que pode ter uma semelhançazinha qualquer com o cara do "Lost'?! O pior é que tem gente que liga..."
JÚLIA TIBIRIÇÁ, 14, São Paulo, SP

Um cidadão consciente
"Indignação, desprezo e decepção. Isso tudo ao juntar os últimos cadernos do Folhateen. Não vejo mais matérias que incluam o jovem no país e o façam um cidadão mais consciente. Por que não falar da jovem deputada federal Manuela d'Ávila, eleita pelo PC do B? Por que não falar dos 80 anos que Tom Jobim completaria na última quinta-feira?
MAIRA GIOSA, 19, São Paulo, SP

Sarubo responde e se pune
"O problema do Brasil é a falta de foco. O fato estava na minha frente, batendo em minhas espinhas. Como pude ser tão desatento? Recebi várias mensagens após minha entrevista ao Folhateen (ed. de 22/1). A maioria ficava entre pedidos de exílio, ofensas pessoais e argumentos contraditórios. Democraticamente, li todas as frases nacionalistas que recebi. Porque esperava que, assim como eu, as pessoas fossem sensatas e respeitassem opiniões. Falhei. Quis acreditar na inteligência dos brasileiros e acabei premiado com xingamentos, digitados por pessoas que não sabem interpretar uma única frase. Acreditei na massa que vê cultura em purpurina e em gente rebolando. Como punição, viverei aqui eternamente."
LEANDRO FERREIRA SARUBO, 18, Sorocaba, SP

Mais compreensão, gente
" Venho expressar minha humilde opinião perante as duas últimas edições do Folhateen e também perante as cartas dos leitores. Acho deveras surpreende o fato de que as pessoas se doem tanto quando o assunto é o gosto alheio. Não temos o poder de julgar os gostos alheios e muito menos o de julgar se a cultura brasileira é superior ou não à cultura estrangeira. Devíamos, sim, respeitar o gosto e os ideais de cada um. Gostaria que todos guardassem essa frase de Norberto Bobbio que diz: "Respeitar as idéias alheias, deter-se diante do segredo de cada consciência, compreender antes de discutir, discutir antes de condenar. E rejeitar todo tipo de fanatismo"."
BRUNO RODRIGUES DA SILVA DE BIASI, 20, Novo Horizonte, SP



Escreva! Criticando, elogiando ou só para matar o tempo: folhateen@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande nome, idade e cidade.
Faça parte do nosso grupo de apoio! São reuniões quinzenais com a equipe em São Paulo para discutir o caderno e sugerir reportagens. Para participar, escreva o que acha do Folhateen.



Texto Anterior: Festa no céu
Próximo Texto: Baladas legais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.