São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SEXO

Jovens não se previnem na estréia da sua vida sexual

DO COLUNISTA DA FOLHA

Uma pesquisa inédita realizada por um laboratório farmacêutico traz dados interessantes sobre a sexualidade dos jovens brasileiros. Foram 2.000 entrevistas, realizadas no final de 2003 em todo o país, com pessoas de 15 a 25 anos.
Os resultados mostram um paradoxo já encontrado em outras pesquisas dessa natureza: a diferença entre a intenção de usar alguma forma de prevenção contra a gravidez indesejada e a utilização real desse tipo de proteção.
Os jovens que nunca haviam transado (cerca de 25% dos entrevistados) disseram que pretendiam proteger-se na primeira vez -75% deles disseram que vão usar camisinha e 29% que vão tomar pílula. Só 5% afirmaram que não vão usar nenhum método anticoncepcional.
Mas, na prática, essa intenção não pareceu traduzir-se em realidade. Dos quase 75% que já tinham transado apenas 49% disseram que usaram preservativo e 3% tomaram pílula. Assustadores 46% disseram que não se preveniram na estréia da sua vida sexual.
Vocês arriscam um palpite sobre quantos dos 2.000 entrevistados já tinham enfrentado uma gravidez? Podem chutar alto: 45%! Vocês não acham que está mais do que na hora de pensar por que a intenção não está se traduzindo em comportamento seguro? Mande idéias para a coluna da semana que vem. (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Ejaculação rápida preocupa adolescentes
Próximo Texto: Científicas: Fumo e cérebro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.