São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Quando vejo fotos de mulher ou filmes de sexo, ejaculo muito rápido. Isso é normal?"

"Quando me masturbo, gozo em menos de dois minutos. Ainda não transei com ninguém! Será que vou ter problemas?"


Ejaculação rápida preocupa adolescentes

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Duas dúvidas de garotos preocupados com a questão da ejaculação que chega de maneira muito rápida. Essa é uma encanação que atormenta boa parte da população masculina jovem. Vários estudos apontam que ela é um dos principais "tormentos" de quem começa a vida sexual.
O garoto do primeiro e-mail, embora não tenha revelado sua idade, deve estar no início de suas descobertas. Ele acaba ejaculando de forma muito rápida quando está excitado. Essa excitação parece ser ainda maior quando ele assiste a filmes pornográficos ou vê fotos de mulheres nuas.
Para os meninos que estão começando a sua vida sexual, um estímulo mínimo já é mais do que suficiente para desencadear uma ereção, um aumento do prazer e até uma ejaculação. Essa ejaculação pode até ser espontânea (mesmo que não se masturbe, a pessoa acaba ejaculando sozinha).
Esse tipo de situação é normal nessa fase de ajuste, de início da vida sexual. Em geral, com tempo, prática e experiência, o desejo e a ejaculação acabam sendo controlados de maneira mais fácil pelos homens.
O segundo garoto não tem um problema definido. Para falar em ejaculação precoce, o homem tem de, pelo menos, já ter iniciado sua vida sexual. Não se fala em ejaculação precoce em masturbação.
Uma dificuldade no controle da ejaculação só existe a partir do momento em que a pessoa já transou e percebe que chegou lá de forma muito rápida. O principal responsável pela rapidez na ejaculação é a ansiedade que cerca o início da vida sexual.
Na fase da masturbação, o garoto vai, aos poucos, aprendendo a regular o seu desejo e a obter um controle maior do ato que está praticando. Com o passar do tempo, conhecendo melhor o próprio corpo, ele deve, naturalmente, conseguir ter mais controle sobre o momento da ejaculação. Trocando em miúdos, não adianta ficar preocupado agora com essa história de ejaculação precoce. Curta essa fase de experiências, fique mais tranqüilo em relação ao seu prazer e, com o tempo, você vai aprender a tomar conta da situação, certo?


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Ação simultânea pode ser boa
Próximo Texto: + Sexo: Jovens não se previnem na estréia da sua vida sexual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.