São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS

Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com

Videogayme

O "Big Brother" acabou e uma das coisas que mais marcaram o programa foi a questão da diversidade sexual. Esta foi a edição que mais ousou nesse sentido, indo além da simples dualidade entre hétero e gay. Para a TV aberta, foi um passo importante.
Enquanto o "BBB" levou anos para se soltar, em jogos como "The Sims" (para quem vive na Lua, um jogo que que simula a "vida") desde 2000 já era possível criar relacionamentos homossexuais entre os personagens.
No "The Sims 3" a coisa foi ainda além, com uma cutucada política: o jogo passou a permitir a realização de casamentos gays. O que não é permitido na maioria dos lugares reais passou a ser possível no mundo virtual.
Mais recentemente, um jogo de grande sucesso como a aventura espacial "Mass Effect" acabou causando confusão ao permitir uma relação amorosa entre a protagonista e uma alienígena. A polêmica teve dois grupos.
De um lado, o pânico moral tradicional, com muita gente achando aquilo um absurdo e querendo banir o jogo. De outro, militantes reclamando que a relação só acontecia com a personagem feminina. Se o jogador escolhesse jogar com o protagonista masculino, não havia nenhuma relação gay na história.
O protesto do segundo grupo deu resultado. A mesma empresa lançou há pouco o jogo "Dragon Age: Origins", que passou a incluir a possibilidade de relação gay masculina (envolvendo um elfo). A polêmica foi ainda maior, com gente dizendo que o objetivo do game era promover "a homossexualidade entre os jovens".
Controvérsias à parte, o fato é que os games têm uma longa história com o universo gay. Até a série GTA, conhecida por suas altas doses de testosterona, tem um capítulo chamado "The Ballad of Gay Tony", cujo protagonista é um homossexual latino. Mesmo um jogo como "Bully" flerta com o tema. E há quem diga que o Vega, personagem do clássico "Street Fighter", também é gay.
Tudo isso é sinal de que os games estão espelhando cada vez mais esse fenômeno complexo, complicado e confuso chamado realidade. Não duvido de que muita gente, ao ler este texto, vá ficar morrendo de saudades de tempos mais simples, de "River Raid" e "Pac-Man".


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Monitor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.