São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & saúde

Jairo Bouer

"Ela não lubrifica"

"Namoro há quatro anos e ela sempre sente dor no sexo. Já fizemos de tudo! Ela não fica lubrificada.O médico até passou uma medicação para irritação vaginal. Com preservativo, ela diz sentir ainda mais dor. E tem reclamado também do sexo oral que faço nela e até das carícias nas mamas. Sexo, para ela, parece ser sempre um problema. Pensei até em desistir por achar que ela não gosta de mim. O que fazer?"

DOR É uma das queixas mais freqüentes na vida sexual das mulheres. Em casos extremos, pode até ameaçar a estabilidade de casais, como parece ser o caso acima.
Muitas das causas de dor são, de fato, de origem física. Infecções, corrimentos, "feridas" no colo do útero, entre outras, podem provocar dor e desconforto durante a relação sexual. Por isso, toda investigação de dor no sexo começa por uma consulta com o ginecologista.
Depois, existem as dores de causa mais "emocional", mas que, de alguma forma, acabam tendo manifestações físicas. Se a mulher está tensa e ansiosa, ela não vai conseguir ter nem dilatação adequada da vagina nem lubrificação eficiente. Para complicar, algumas mulheres têm alergia ao látex (borracha) das camisinhas e às substâncias que podem vir com o preservativo, como aromatizantes, colorantes, espermicidas e até lubrificantes.
Se o ginecologista "esgota" o tratamento de todas as causas físicas e a dor persiste, é sinal que a mulher pode estar precisando de um outro tipo de ajuda. É lógico que a lubrificação com produtos industrializados, vendidos em farmácia, pode ajudar. Mas será que só isso resolve o problema da sua parceira?
Talvez essa pouca empolgação que ela sinta, essa tendência de ver problema em qualquer uma das suas iniciativas, sinalize que ela está com alguma dificuldade nesse campo. E talvez o problema seja com a forma com que ela está lidando com a própria sexualidade. Será que sempre foi assim ou está pior? E o que pode ter contribuído para essa piora?
Talvez tenha chegado a hora de você colocar as cartas na mesa e mostrar que essa implicância com todas suas investidas sexuais não está legal. Se o sexo é tão importante para você, e tão complicado para ela, vai ser difícil chegar a um entendimento sem muita conversa, negociação e trabalho. Que tal uma terapia para ela ou para o casal? Quem sabe esse diálogo não fica mais fácil?


@ - jbouer@uol.com.br

Texto Anterior: Meu espaço - cartas
Próximo Texto: Programas legais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.