São Paulo, segunda-feira, 06 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mangá e animê são sucesso

DA REPORTAGEM LOCAL

Talvez você não saiba o que é "Dragon Ball", mas, acredite, há muita gente que sabe bem -mais de 300 milhões de exemplares foram vendidos no mundo desde o lançamento da primeira edição, em 1984.
O sucesso foi tanto que, em seguida, foram produzidos mais de 500 episódios de animê, adaptando e esticando a história para a exibição na TV.
No Brasil, o animê já foi ao ar pelo SBT, pela Globo e pelo Cartoon Network. Já os mangás foram publicados em 1999 pela editora Conrad e abriram o caminho para os gibis japoneses tomarem as prateleiras das bancas por aqui.
"Quando procurei o editor, no Japão, ele exigiu que eu publicasse os gibis sem cores e com leitura oriental, da esquerda para a direita", conta Rogério Campos, diretor editorial da Conrad. "Pensei que jamais daria certo, encarei como custo de marketing. Mas foi um sucesso de vendas!"
Desde então, o formato que parecia fadado ao fracasso -em preto e branco e de trás para frente- tornou-se a base para a publicação das dezenas de títulos que se seguiram.

Enredo longo
"Dragon Ball" foi escrito por Akira Toriyama e conta a história de Goku, um menino alienígena que tem rabo de macaco e força descomunal.
Com sua amiga Bulma, que conhece por acaso, o rapaz viaja o mundo procurando as sete esferas do dragão que, juntas, garantem um desejo realizado. Daí em diante há centenas de personagens e lutas memoráveis, mas o filme já deixou claro -é difícil resumir a história. Vale mais a pena ler ou assistir ao animê.

Texto Anterior: Cinema: Para dragão dormir
Próximo Texto: Ciência: Tem alguém aí?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.