São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Geração cricri

Gibi indie com jovens pentelhas é publicado no Brasil

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

As jovens Enid e Rebecca são duas chatinhas. Reclamam de tudo, odeiam todo o mundo, acham tudo ruim.
Assim, a julgar pelos critérios simpatia e fofice, talvez não devessem ter sido escaladas para protagonizar uma HQ. É capaz que elas chochassem até o próprio gibi.
Mas são justamente essas Meninas cricri que expressam o gênio do quadrinista norte americano Daniel Clowes -e, portanto,uma das razões pelas quais o gibi "Mundo Fantasma", de 1997, tem convite vitalício às listas de melhores obras do gênero.
A HQ indie, publicada originalmente na revista indie "Eightball" e encadernada pela editora indie Fantagraphics, é lançada com atraso no Brasil pela Gal Editora.
Marcadas pela inteligência e pelo cinismo, Enid e Rebecca compõem um retrato fiel da juventude dos anos 90.
Há algo em "Mundo Fantasma", talvez inexplicável, que ressoa as angústias e os incômodos dos jovens leitores, qualidade que contribuiu para transformar o gibi em ícone cult de uma geração.
Assim, a HQ é uma espécie de "O Apanhador no Campo de Centeio" dos quadrinhos, ou uma variedade gráfica de "Nevermind", CD do Nirvana.
O gibi é excepcional até em escala microscópica, merecendo loas a detalhes como a paleta de cores, cujo uso monocromático do verde (ou do azul,em algumas edições) coroa a atmosfera melancólica.
Outro diferencial do trabalho de Clowes está no sexo. Em um universo tradicionalmente masculino, o quadrinista agradou ao assumir o ponto de vista das meninas.
Os meninos, no gibi, são ridicularizados. Não parecem bons o suficiente para as tão sagazes Enid e Rebecca.
Também é peculiar em "Mundo Fantasma" o ritmo lento e, em muitos trechos, sem sentido aparente.
A parte palpável do gibi, ou seja, seus temas mais concretos, estão concentrados no final. Amizade, carreira, amor, autoestima, família etc.
Leitores acostumados a narrativas mais movimentadas, como as de super-heróis, talvez se incomodem em acompanhar Enid e Rebecca ao supermercado ou à lanchonete e ouvi-las conversar sobre assuntos triviais. E, é claro, rir de todos ao redor.


MUNDO FANTASMA
Daniel Clowes
Gal Editora
84 págs., R$ 28



Texto Anterior: Arroz de protesto
Próximo Texto: 02 neuronio: Jô Hallack - Nina Lemos - Raq Affonso: Última coluna do 02 Neurônio! (snif...)
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.