São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Significado oculto de símbolo mágico atrai os jovens

CÍNTIA MEDEIROS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quantas pessoas você já viu com um pentagrama no pescoço? A cada dia, os jovens se interessam mais por esoterismo e isso se reflete, também, na maneira de se vestir.
Roupas pretas, saias indianas, pingentes de estrelas ou de outros símbolos mágicos são cada vez mais populares entre os adolescentes, principalmente entre os que praticam wicca. Para esses jovens, os símbolos não servem apenas como um acessório mas também como um poderoso amuleto.
O popular pentagrama tem uma função extra: ele é uma forma de identificação entre os bruxos. A maioria deles combina esse símbolo com tudo. Desde suas modernas calças jeans e camisetas, até suas tradicionais túnicas, utilizadas nos rituais wiccanianos.
Mas não pense que esse visual é uma regra. O wiccaniano deve se vestir como desejar, mas quase todos não conseguem negar a proteção de um símbolo ou o fato de poderem se destacar da multidão.
O interessante dessa "moda wicca" é que as roupas e os acessórios têm muitos significados ocultos. Para um adolescente leigo, uma estrela de cinco pontas é apenas um pingente, mas para um wiccaniano existe muito conhecimento, muitas energias e uma reserva de forças por trás desse símbolo.
Enfim, ao contrário do que muitos pensam, a moda não é algo fútil e supérfluo. Ela reflete uma sociedade, o comportamento humano e até mesmo uma crença, como no caso da "moda wicca".


Cíntia Medeiros, 15, é aluna do 1º ano do ensino médio

Texto Anterior: Comportamento: O feitiço virou moda
Próximo Texto: Balãozinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.