São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Cinema nacional aposta em temas teens

TODAS AS VEZES em que vou a escolas falar de questões como sexualidade, álcool, relacionamento, ética e comportamento jovem, professores e alunos pedem dicas de filmes e de livros contemporâneos que facilitem essa discussão.
É uma ótima ideia começar qualquer um desses papos com um bom "gancho" como, por exemplo, uma história que faz a gente pensar melhor na vida.
E que tal o seguinte enredo? Garoto criado por mãe e padrasto em pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul começa a se aproximar de um pai "desconhecido" por meio de cartas e de fotos. De um lado da história, mágoa e ressentimento pelo abandono inicial; do outro, a curiosidade e a tentativa de se identificar com esse pai distante.
Quer mais? O mesmo garoto começa a desconfiar de que sua namorada e seu melhor amigo estão se envolvendo. Ciúme, raiva e vingança são algumas das emoções que passam a mover seus passos.
Como conviver com tudo isso? Essas são apenas algumas das tramas do filme "Antes que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo, em cartaz em São Paulo.
O filme, que tem belas locações, trata do "amadurecimento" do garoto de uma maneira delicada, sem ser nada piegas. Os jovens atores estão muito bem, e a história flui num ritmo gostoso.
É legal a gente perceber que "Antes que o Mundo Acabe" não está sozinho. Neste ano, foram lançados outros filmes nacionais que tratam do universo do jovem brasileiro de uma forma madura e atual, fugindo, assim, de estereótipos e de leituras rasas sobre o adolescente.
Assista também a "As Melhores Coisas do Mundo" (Laís Bodanzky), "Os Famosos e os Duendes da Morte" (Esmir Filho) e "Sonhos Roubados" (Sandra Werneck).
Ah! E corra para o cinema mais próximo: "Antes que o Mundo Acabe" é um desses filmes que você quer que não acabe nunca. Não perca!


Texto Anterior: Programe-se: Veja as atrações gratuitas que o Folhateen indica
Próximo Texto: Trabalho em jogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.